Vespa das galhas. Primavera é ideal para largadas de parasitoides

Vespa das galhas. Primavera é ideal para largadas de parasitoides

De acordo com a Circular n.º 3/2019 da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho está em preparação a realização das largadas de parasitoides Torymus sinensis – inimigo natural da vespa das galhas (Dryochosmus kurifilus) – em áreas invadidas pela vespa das galhas.

Esta é a única forma de assegurar, a médio prazo, o controlo desta praga. As largadas decorrerão na primavera que agora começa, em datas e locais a definir, de acordo com a evolução da vegetação (fenologia) dos castanheiros e da vespa das galhas.

Entretanto a Estação alerta pata que nunca se cortem as galhas secas. É nelas que o parasitoide Torymus sinensis vive na maior parte do ano. “Se cortar as galhas secas, pode estar a destruir os exemplares deste inseto auxiliar, que têm sido introduzidos e se estão a instalar no nosso território.” Além disso, acrescenta, nunca devem ser aplicados inseticidas contra a vespa das galhas, pois são ineficazes, contra-indicados e proibidos.

Durante os meses de abril a julho, não se deve aplicar nenhum tipo de pesticida nos castanheiros onde tenham sido feitas largadas de Torymus, mesmo que sejam permitidos contra outras pragas.

Fonte: Estação de Avisos de Entre Douro e Minho – Circular n.º 3/2019

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Produto natural aumenta a vida útil pós-colheita do morango
Próximo Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 18 a 24 Março 2019

Artigos relacionados

Últimas

Emprego: Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e Fogo está a contratar

O Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE, que desenvolve actividades de investigação, inovação e transferência de saber e de […]

Notícias florestas

“Há um grande potencial na floresta nacional”

Luís Damas, presidente da FNAPF, aponta a falta de compromisso do Estado para os problemas da floresta. “Somos bons, mas o Estado tem de ajudar.” […]

Comunicados

PAGAMENTOS AGOSTO 2019

PAGAMENTOS AGOSTO 2019
No dia 30 de agosto de 2019, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 41,6 milhões de euros, dos quais se destacam os seguintes:
FEAGA

POSEI

Abastecimento – […]