Unileite penaliza excesso de produção

Unileite penaliza excesso de produção

A Unileite vai baixar o preço do leite pago à produção em 1 cêntimo por litro, de acordo com decisão aprovada em Assembleia Geral. De acordo com a Antena 1 Açores, o Presidente da Unileite, Pedro Tavares, justifica a decisão com os resultados negativos da companhia, referindo que não há outra alternativa.

A associação diz ainda que ficou decidido que haverá limites à produção de leite a partir de maio e durante quatro meses, com penalizações de 6 cêntimos por litro de leite para os produtores que excederem a produção.

Recentemente, também a Unicol, na ilha Terceira, tinha imposto limites de produção, com base nos valores de 2018. Jorge Rita, Presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola, diz em declarações à Antena 1 Açores que esta é uma má notícia para o sector e que vai trazer consequências “muito negativas”.

Já o Secretário Regional da Agricultura dos Açores, João Ponte, assume que esta é uma decisão que penaliza o rendimento de produtores de leite da ilha Terceira. “Muitos deles [produtores] realizaram projetos de investimento para aumento da produção”, sendo agora confrontados com a decisão da Unicol – União das Cooperativas de Lacticínios Terceirense, afirmou João Ponte.

De acordo com o Diário dos Açores, cerca de 300 produtores, cerca de 50% do total da ilha Terceira, já foram confrontados com multas pela Unicol por terem excedido os limites de produção, o que representa, segundo o Presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira, José António Azevedo, menos 240 mil euros no pagamento do preço do leite.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Vinhos portugueses têm de crescer preço médio no mercado canadiano
Próximo Passeio Pedestre das Fontes por terras do Rosmaninhal

Artigos relacionados

Últimas

MERCADONA já testa produtos de marca própria em Matosinhos

A Mercadona vai entrar em 2019 no mercado português. A cadeia de distribuição espanhola, tal como o Pingo Doce, não faz a distinção entre marca própria padrão e premium. A estratégia da Mercadona assenta no modelo de coinovação, lançado em 2011. O modelo vai ser transposto para Portugal, estando neste momento […]

Nacional

Questionário on-line sobre iniciativas de bioeconomia em meio rural

Home Notícias Questionário on-line sobre iniciativas de bioeconomia em meio rural

Notícias

Está […]

Nacional

Incêndios: Há 1.500 operacionais a combater 55 fogos florestais no país

A página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, às 00:07, 55 incêndios, nove dos quais em curso, […]