A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai participar na manifestação de agricultores europeus na próxima segunda-feira em Bruxelas, no mesmo dia da reunião dos ministros da Agricultura da UE, refere hoje um comunicado.
“Não podemos continuar a perder rendimento e tempo, este é o momento de mudar as regras do jogo, de simplificar os Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum e de recuperarmos competitividade no espaço europeu”, disse citado no comunicado o secretário-geral da CAP, Luís Mira, que integrará a delegação da CAP.
A manifestação promovida por organizações de cúpula do setor agrícola europeu (COPA – Committee of Professional Agricultural Organisations e COGECA – General Confederation of Agricultural Cooperatives) dia 26 fevereiro coincidirá com a reunião que junta os ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) para debaterem a crise que afeta a agricultura europeia e as propostas da Comissão Europeia.
Na quinta-feira, a Comissão Europeia propos a simplificação de regras da Política Agrícola Comum (PAC), assim como alguns requisitos de condicionalidade que os agricultores da UE têm de cumprir, como as normas de boas condições agrícolas e ambientais (designadas pela sigla BCAA) e isentando as pequenas explorações agrícolas, com menos de dez hectares, dos controlos relacionados com o cumprimento destes requisitos.
O executivo comunitário disse ainda que vai fazer um inquérito a todos os agricultores, a realizar entre março e maio, para ajudar a identificar as suas principais preocupações.
Agricultores de diferentes países europeus, incluindo Portugal, têm realizado protestos nas últimas semanas, reclamando a flexibilização da PAC, condições justas de trabalho e de concorrência, direito à alimentação adequada e a valorização da atividade.
Em Portugal, foram publicados hoje em Diário da República apoios financeiros aprovados pelo Governo, no início do mês, durante as manifestações de agricultores. O Conselho de Ministros de 08 de fevereiro tinha aprovado 320 milhões de euros para atenuar os efeitos da seca e da inflação de custos.
CAP integra manifestação de Agricultores em Bruxelas na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro