“The State of CRISPR & Genome Editing”, um encontro online que vai ter lugar no dia 11 de Junho, reúne os principais especialistas mundiais para analisar os avanços, os desafios clínicos e as novas ferramentas de edição genómica numa era pós-Casgevy (a primeira terapia génica baseada na tecnologia CRISPR/Cas9 aprovada na União Europeia).
Faz 20 anos que o termo “edição do genoma” entrou pela primeira vez no léxico científico. A tecnologia foi revolucionada pelo desenvolvimento da edição genética CRISPR em 2012. Mas o ritmo extraordinário de progresso na primeira década tem enfrentado alguns obstáculos recentemente. Em particular, a utilização do CRISPR como instrumento clínico avançou mais lentamente do que se previa, pressionando muitas empresas de edição genética a reduzirem os seus pipelines para poupar recursos e sublinhando o desafio de levar o potencial do CRISPR aos pacientes em todo o mundo. Ainda assim, novas descobertas estão a alargar a caixa de ferramentas da edição genética em direções inovadoras e entusiasmantes.
No summit virtual The State of CRISPR and Genome Editing, a GEN reúne um painel excecional de pioneiros e praticantes da edição genómica para oferecer uma visão abrangente e franca do estado atual da área. Os participantes ficarão a conhecer os mais recentes avanços científicos, tecnológicos, comerciais e regulamentares que permitirão à edição do genoma libertar todo o seu potencial na clínica e além.
No próximo dia 11 de Junho, investigadores, clínicos e decisores do sector biotecnológico irão juntar-se online em torno do estado da arte da tecnologia CRISPR e da edição de genomas. Mais de uma década depois da descoberta que revolucionou a biologia e a medicina, persistem questões cruciais: onde estão as terapias promissoras após o sucesso inicial do Casgevy? Por que motivo muitos ensaios clínicos parecem estagnar? Quais as novas soluções que podem levar a uma “Edição Genética 2.0”?
O evento contará com intervenções de vários pioneiros da área. Alguns dos destaques deste encontro incluem:
- Uma conferência de abertura de Feng Zhang, PhD (Broad Institute) sobre edição de precisão do genoma com e sem CRISPR.
- Beth Shapiro, PhD (Colossal Biosciences) a abordar marcos na edição genética, a desextinção e os lobos-da-Tasmânia.
- Fyodor Urnov, PhD (Innovative Genomics Institute) a descrever o caminho para alcançar curas CRISPR para centenas de doenças genéticas raras.
- Um painel sobre o estado da terapia celular e genética em África com Julie Makani, MD, PhD (Tanzânia) e Johnny Mahlangu, MD (África do Sul).
- Uma conversa sobre base editing e outras técnicas com Alexis Komor, PhD (UC San Diego) e Nicole Gaudelli, PhD (Google Ventures).
- Neville Sanjana, PhD (New York Genome Center) a apresentar novos CRISPRs para sondar o genoma não codificante humano.
- Sessões de breakout organizadas pelos patrocinadores do summit.
Além das conferências principais, haverá sessões patrocinadas pela Revvity e Taconic Biosciences, com foco em novas plataformas de entrega, ferramentas de edição de vanguarda e desenho computacional.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Assista ao vídeo de promoção aqui: State of CRISPR 2025 Promo.mp4 – Google Drive
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.