No novo capítulo da guerra comercial entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União Europeia (UE), o presidente Donald Trump ameaçou impor tarifas de 200% sobre as bebidas alcoólicas provenientes do bloco europeu, caso Bruxelas não suspenda imediatamente as tarifas de retaliação recentemente aplicadas.
Numa publicação na rede social Trust, o responsável máximo dos EUA acusou a UE de ser a “mais abusiva autoridade tarifária” e ameaçou represálias caso o bloco não retire imediatamente as tarifas de 50% sobre o uísque americano. Segundo Trump, o país americano conta responder com tarifas de 200% sobre vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas vindas da França e de outros estados-membros.
De recordar que, em resposta às tarifas de 25% impostas por Trump sobre o aço e o alumínio, a União Europeia adotou taxas sobre uma variedade de produtos, que incluem desde asas de frango e pastilhas elásticas até calças de ganga e uísque americano.
As tarifas de retaliação impostas pelo bloco europeu totalizam aproximadamente 26 mil milhões de euros, um valor semelhante ao das taxas aduaneiras inicialmente aplicadas pelos EUA, que chegam a 28 mil milhões de euros.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.