O Governo tailandês acaba de regulamentar a aplicação da edição genética na agricultura. Intitulado “Certificação de organismos desenvolvidos a partir da tecnologia de edição de genomas para utilização agrícola, B.E. 2567 (2024)”, o novo regulamento tem como objetivo posicionar a Tailândia na liderança mundial em inovação agrícola, em linha com países como os Estados Unidos, Japão e Austrália.
A legislação para o uso da edição do genoma em plantas foi assinada no passado dia 11 de julho pelo Ministro da Agricultura e das Cooperativas da Tailândia, Thamanat Prompow. O anúncio foi feito pelo Diretor Geral do Ministério da Agricultura tailandês, Rapibhat Chandarasrivongs, que relativamente a esta tecnologia salientou que “ajudará a triplicar o rendimento dos agricultores tailandeses em quatro anos.”
Chandarasrivongs afirmou também que “a nova legislação será um passo em frente para as novas técnicas de melhoramento de plantas que estão a avançar rapidamente, especialmente a tecnologia de edição do genoma, que tem o potencial de melhorar os organismos para utilização no sector agrícola.”
A legislação sobre Novas Técnicas Genómicas aprovada na Tailândia deverá entrar em vigor 30 dias após a sua publicação no Royal Gazette.
Mais informações no site do Ministério da Agricultura da Tailândia (em tailandês).
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.