A Syngenta vai investir 100 milhões de libras, cerca de 119 milhões de euros, na construção de um novo centro de investigação em biociência agrícola no Reino Unido. A nova infraestrutura ficará instalada em Jealott’s Hill, em Berkshire, e deverá acolher centenas de cientistas.
Segundo a empresa, o centro, designado BioSTaR (Biological Sciences Technology and Research), irá concentrar a investigação em biociência agrícola, com foco em tecnologias como pesticidas biológicos, apontados como a próxima geração da proteção das culturas.
O projeto inclui também um investimento significativo em ferramentas de inteligência artificial (IA) para apoiar a atividade científica.
Segundo Camilla Corsi, responsável global de I&D em proteção de culturas da Syngenta, afirmou: “estamos focados em criar um futuro mais produtivo e sustentável para a agricultura. Com este investimento, estamos a expandir as fronteiras da ciência”.
A conclusão do centro está prevista para 2028 e o trabalho a desenvolver passará pela criação de soluções de proteção das culturas mais sustentáveis, com novos modos de ação químicos e biológicos, pela antecipação de fenómenos de resistência antes de estes surgirem e pelo desenvolvimento de produtos capazes de responder a sinais ambientais, como a temperatura e a qualidade do solo.
O novo polo vai reunir sob o mesmo teto as operações de biociência da multinacional, incluindo cerca de 300 cientistas. Numa fase inicial, não está prevista a criação de novos postos de trabalho.
A ministra britânica da Agricultura, Angela Eagle, afirmou que este investimento, que não envolve subsídios estatais, representa “um claro voto de confiança no Reino Unido e na nossa ciência agrícola de nível mundial”. A governante acrescentou ainda que o Executivo britânico se prepara para investir 345 milhões de libras em apoios para equipamento e inovação, com o objetivo de ajudar os agricultores a produzir alimentos de forma mais sustentável.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.















































