Cada vez existe uma maior preocupação com o ambiente, e a sustentabilidade já é uma realidade nas estratégias das empresas mais comprometidas que procuram reduzir ao máximo a sua pegada de carbono. Por isso, a Smurfit Kappa, fabricante especializada em embalagens 100% sustentáveis, desenvolveu e lançou no mercado uma «ferramenta inovadora» denominada “Your Litter Check”, um comparador que oferece aos seus clientes «a informação necessária para realizar uma análise objectiva, fácil e rápida dos resíduos gerados pelos principais materiais de embalagem e entender quais deles são os mais reciclados».
O intuito é facilitar a tomada de melhores decisões em relação ao packaging que utilizam, já que obtêm conhecimento sobre como são geridos os diferentes materiais de embalagem quando chegam ao fim da vida útil, para evitar que acabem por ser um desperdício incontrolado ou que possam prejudicar o ambiente.
Jesús Rivas, director de Inovação e Desenvolvimento de Negócio da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, assegura: «A sustentabilidade sempre fez parte da nossa cultura, pelo que as nossas embalagens oferecem aos nossos clientes a tranquilidade de que o seu destino final não prejudicará o ambiente, já que são 100% renováveis, recicláveis e biodegradáveis à medida das suas necessidades. Por isso, ferramentas inovadoras, como “Your Litter Check”, ajudam-nos a tomar melhores decisões sobre os materiais de embalagem que devem utilizar».
O compromisso da Smurfit Kappa com a sustentabilidade reflecte-se em iniciativas como Better Planet 2050. Nesta, são estabelecidos objectivos ambiciosos, como a concretização de zero emissões líquidas de CO2 para 2050. Uma meta, como muitas outras, que também está incluída no seu Relatório Anual de Sustentabilidade, onde são apresentadas as suas conquistas em três áreas estratégicas fundamentais: Pessoas, Planeta e Impacto no Negócio.
A empresa «também é líder indiscutível da indústria no fornecimento de embalagens sustentáveis com certificado de Cadeia de Custódia. Uma certificação que chega a 95% das embalagens que entrega aos seus clientes».
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.