Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    epagro

    Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

    anpifert logo

    Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

    estratégia mais cereais

    Estratégia +CEREAIS: Aumento da Produção Sustentável de Cereais em Portugal

    Interior do Algarve com nova gestão de rega para enfrentar a seca e reforçar produção

    Acácio Pires

    ‘Lei dos Solos’: Falta salvaguardar a Reserva Agrícola – Acácio Pires

    Águas do Tejo Atlântico

    Não há “Dia” que a Águas do Tejo Atlântico não celebre o “Ambiente”

    concurso vinhos de portugal

    12.ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal – Melhor vinho licoroso do ano conta com meio século de envelhecimento

    Onde pára o coelho-bravo na Península Ibérica? Mais em zonas agrícolas, menos “em casa”

    Investimento de quase 6ME em duas novas incubadoras de empresas em Odemira

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    epagro

    Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

    03/06/2025
    anpifert logo

    Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

    03/06/2025

    Cotações – Suínos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025

    Investimento de quase 6ME em duas novas incubadoras de empresas em Odemira

    02/06/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025

    Cotações – Coelhos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    epagro

    Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

    anpifert logo

    Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

    estratégia mais cereais

    Estratégia +CEREAIS: Aumento da Produção Sustentável de Cereais em Portugal

    Interior do Algarve com nova gestão de rega para enfrentar a seca e reforçar produção

    Acácio Pires

    ‘Lei dos Solos’: Falta salvaguardar a Reserva Agrícola – Acácio Pires

    Águas do Tejo Atlântico

    Não há “Dia” que a Águas do Tejo Atlântico não celebre o “Ambiente”

    concurso vinhos de portugal

    12.ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal – Melhor vinho licoroso do ano conta com meio século de envelhecimento

    Onde pára o coelho-bravo na Península Ibérica? Mais em zonas agrícolas, menos “em casa”

    Investimento de quase 6ME em duas novas incubadoras de empresas em Odemira

  • Opinião
    Manuel Chaveiro Soares

    Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

    Bruno Carvalho e Fernando Portela

    Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    epagro

    Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

    03/06/2025
    anpifert logo

    Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

    03/06/2025

    Cotações – Suínos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025

    Investimento de quase 6ME em duas novas incubadoras de empresas em Odemira

    02/06/2025

    Cotações – Ovinos e Caprinos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025

    Cotações – Coelhos – 26 de maio a 1 de junho de 2025

    02/06/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
McKinsey & Company

Setor alimentar enfrenta desafios para regressar aos níveis pré-pandemia, com o poder de compra impactado pela inflação

por Agroportal
31-03-2022 | 12:33
em Últimas, Comunicados
Tempo De Leitura: 5 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

A McKinsey & Company e a EuroCommerce lançaram hoje o relatório “Navigating the Market Headwinds – The State of Grocery Retail 2022”, que fornece uma visão abrangente das principais tendências que irão moldar o setor alimentar nos próximos anos. O relatório analisa os resultados de entrevistas exclusivas com 60 CEOs europeus do setor alimentar, e de um questionário a mais de 12.000 consumidores em nove países europeus.

Mesmo antes do impacto da invasão da Ucrânia nos preços da energia e no custo de certos produtos chave, o setor alimentar esperava que as condições do mercado se agravassem em 2022, considerando a queda das vendas após o recuo dos efeitos da pandemia e a pressão nos preços e na concorrência (incluindo de um mercado online cada vez mais maduro). A inflação já constituía um desafio para os retalhistas do setor alimentar na Europa, e agora exacerbada pela invasão da Ucrânia, torna-se suscetível de intensificar ainda mais a sensibilidade dos consumidores ao preço.

O tema comum que emerge de todas estas tendências futuras é o aumento da pressão sobre a margem dos retalhistas no setor alimentar ao longo dos próximos anos, com a necessidade de satisfazer as exigências cada vez mais amplas dos consumidores, a crescente pressão sobre os preços (e COGS), e a esperada complexidade multicanal.

Cinco tendências que irão moldar o setor alimentar:

  1. Forte pressão sobre as margens. A inflação irá aumentar os custos dos retalhistas e impactar o poder de compra dos consumidores. O regresso aos níveis normais de vendas, após um período de aumento de vendas durante a pandemia de COVID-19, e uma maior pressão sobre o poder de compra levará os consumidores, nomeadamente aqueles com rendimentos mais baixos, a procurar produtos mais baratos e promoções. Os discounters e players com preços competitivos são suscetíveis de ganhar quota de mercado face a esta situação.
  2. Procura polarizada. Os consumidores com rendimentos mais elevados, gerações mais jovens e agregados familiares mais numerosos planeiam comprar mais produtos saudáveis, sustentáveis e premium. Por outro lado, os consumidores em agregados familiares com rendimentos mais baixos indicaram uma maior sensibilidade ao preço, com muitos a planear apostar em produtos mais baratos (incluindo de marca própria, como fizeram em crises passadas).
  3. Crescimento online mais lento com ofertas mais diferenciadas. O mercado online tem vindo a tornar-se cada vez mais fragmentado, com ofertas novas e emergentes, nomeadamente a entrega instantânea. Neste sentido, os consumidores irão começar a dividir as suas compras por diferentes lojas online.
  4. Procura por novas fontes de lucro. Com o negócio principal sob pressão, os retalhistas procuram novas fontes de lucro, através de advanced analytics e inteligência artificial, ou através da entrada em novos fluxos de receitas (por exemplo, utilizando os dados fornecidos pelos cartões de fidelização para vender espaço publicitário).
  5. O desafio da atração de talento. 39% dos CEOs do setor alimentar apontam a atração do talento certo como um dos seus principais desafios. O desgaste dos colaboradores no retalho do setor alimentar a nível mundial continuou a aumentar no ano passado, juntamente com o aumento da procura de novas competências, impulsionada principalmente pela automatização, analytics e comércio eletrónico.

Ana Paula Guimarães, sócia da McKinsey & Company em Lisboa, comenta “Tendo prosperado ao longo da pandemia, os retalhistas europeus enfrentam agora um ano difícil. A pressão da inflação, sensibilidade ao preço e aumento da concorrência estão prestes a reverter muitas das tendências positivas que experienciaram. Por outro lado, estas mudanças também oferecem oportunidades para que o setor alimentar tome medidas ousadas e continue a investir numa grande oferta de marcas privadas, no online, em novas fontes de lucro, em produtos saudáveis e sustentáveis, e também nas suas pessoas (e em que skills vão ser prioritárias).”

Desenvolvimentos da indústria em 2021

O relatório também recapitula a evolução da indústria em 2021, com o retalho do setor alimentar europeu impactado pelos efeitos prolongados da pandemia, o surgimento de players de entrega imediata e a inflação.

De acordo com os dados do relatório, as vendas diminuíram 0,6% em comparação com o ano anterior, nível ainda quase 10% superior ao de 2019.

Ao mesmo tempo, os volumes diminuíram 2,1%, decréscimo que foi parcialmente compensado por um aumento de 0,2% no comércio e uma inflação significativa dos preços dos alimentos de 1,3%.

Os retalhistas online e discounters continuaram a ter um desempenho superior ao do mercado, com receitas online a aumentar 8,8% em toda a Europa, em comparação com 2020. No entanto, apesar da queda das vendas nas lojas físicas, os retalhistas continuaram a expandir as suas redes de lojas, com o espaço de vendas disponível a aumentar 2,4%. As discounters aumentaram ligeiramente as suas vendas (0,3%), enquanto os supermercados perderam 1,2% e os hipermercados 2,6% em receitas.

A entrega instantânea expandiu-se rapidamente, à boleia dos fluxos de financiamento. Os 15 melhores players da Europa abriram mais de 800 dark stores até ao final de 2021. Um número significativo de retalhistas tradicionais do setor alimentar também formou parcerias com empresas de entregas instantâneas para alargar as suas ofertas. No entanto, este mercado ainda representa menos de 1% do mercado total, mas com uma taxa de crescimento anual de várias centenas percentuais.

Em relação ao mercado nacional, Ana Paula Guimarães acrescenta “Os resultados do estudo demonstram que o mercado português registou um ligeiro declínio nas vendas globais em 2021, embora estas continuem a ser 13,2% superiores aos níveis de 2019. Ao comparar com 2020, verificamos que as receitas das lojas com preços mais baixos cresceram 1,1% em 2021. Em contrapartida, as vendas diminuíram nos supermercados em 0,1% e nos retalhistas online em 8,7%. Já o mercado dos serviços de alimentação recuperou 10,9% em relação ao ano anterior, embora esteja ainda 26,8% abaixo dos níveis pré-pandemia.”

Este estudo é o segundo de uma série de relatórios destinados a oferecer uma perspetiva sobre o estado do setor alimentar, agora e nos anos vindouros. A investigação foi conduzida antes do início da guerra na Ucrânia e os resultados não têm em conta os impactos da mesma

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Especialistas apresentam no Luso estudos sobre impacto das florestas na saúde

Próxima Publicação

Municípios do Pico definem estratégia para aproveitamento de recursos hídricos

Artigos Relacionados

epagro
Últimas

Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

03/06/2025
anpifert logo
Últimas

Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

03/06/2025
Últimas

Regional Rural – Novo Departamento de ‘Inovação & Tecnologia’ da AJAP

03/06/2025
Próxima Publicação

Municípios do Pico definem estratégia para aproveitamento de recursos hídricos

Discussão sobre este post

Opinião

Manuel Chaveiro Soares
Últimas

Gripe Aviária: um risco que importa minimizar

por Manuel Chaveiro Soares
01/06/2025

Ler mais
Bruno Carvalho e Fernando Portela
Últimas

Kiwi português, um setor em crescimento com desafios por superar

por Bruno Carvalho e Fernando Portela
25/05/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

epagro

Epagro lança dois inovadores biocidas bicomponente

03/06/2025
anpifert logo

Renovação da imagem e da estratégia de comunicação da ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes

03/06/2025
Advertisement

Temas em destaque

Água que Une

Eventos

Junho 2025
STQQSSD
       1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30       
« Mai   Jul »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.