JAD Sementes, Alípio Dias e Irmão e Casa César Santos, três casas de sementes concorrentes que sempre se uniram para lutar pelos interesses do Sector das Sementes em Portugal.
Foi em 1981 que a então responsável da Divisão de Sementes dos Serviços Oficiais do Ministério da Agricultura, Engenheira Maria Amélia Frazão, sugeriu que as ações destes três amigos e colegas de profissão se desenvolvessem de forma mais concertada e foi por isso que a 13 de novembro desse mesmo ano surgiu a ANSEME.
Passados 35 anos, a ANSEME continua a ser a ligação entre as empresas Associadas e os Serviços oficias do Ministério da Agricultura. Assegurando atualmente também a relação com as Instituições Comunitárias.
Com uma representatividade de quase 90% do mercado, a ANSEME tem hoje como MISSÃO garantir o bom funcionamento do Setor, assegurando o fornecimento de sementes em quantidade, qualidade e com as características adequadas às necessidades do mercado. Através do apoio técnico e informação prestada às empresas Associadas sobre as exigências e alterações à regulamentação bem como pela promoção e valorização da semente certificada, trabalhamos por um mercado de sementes justo, transparente e profissional.
A ANSEME está organizada em Secções Técnicas por uma questão de operacionalidade, por forma a organizar e direcionar convenientemente o trabalho da Associação.
Atualmente estão em funcionamento seis Secções: milho, cereais, oleaginosas, forragens, hortícolas e batata de semente. No entanto, esta organização não é estanque, podendo-se a qualquer momento criar novas Secções.
A ANSEME acolhe como Associados todas as empresas especializadas na obtenção, produção e/ou comercialização de sementes em Portugal, desde pequenas empresas familiares a grandes multinacionais. Esta heterogeneidade que caracteriza a Associação, apesar de nem sempre ser fácil de gerir, dá uma enorme riqueza ao nosso trabalho, garantindo o equilíbrio da Associação.
← Voltar