No próximo dia 23 de maio, a partir das 15H, a AESINTRA vai dinamizar um Seminário presencial na Casa da Juventude, especilamente dedicado ao setor alimentar.
Para além da capacidade técnica do nosso gabinete de Segurança Alimentar e da prestação de serviço direto nas empresas e nos agentes económicos, desenvolvemos outras ações de âmbito mais pedagógico, junto dos nossos associados e da generalidade do tecido empresarial de Sintrra.
Neste semanário, vão ser focados três temas de grande importância para o setor: Rastreabilidade, rotulagem e desperdício alimentar.
A AESINTRA convidou três entidades que são fiscalizadoras desta área.
Rastreabilidade ❘ ASAE ❘ Inspetora Maria Manuela Azevedo
Compreensão da importância da rastreabilidade na manutenção da segurança alimentar, durante todas as etapas que alimentos atravessam. Na deteção de um alerta em qualquer dessas etapas importa resolver o problema atempadamente.
Uma boa gestão da rastreabilidade transfere para o consumidor uma informação fidedigna, estando assim garantida a qualidade do produto (funciona como um sistema de controlo da qualidade), assim como é possível aprovar e certificar a retirada de um alimento do mercado.
A inspetora Maria Manuela Azevedo , da ASAE, convidade e primeira interveniente no Seminário, vai dar a conhecer a importânciado do sistema de rastreabilidade.
Rotulagem ❘ Profº Francesco Montanari
A rotulagem de alimentos é o principal meio de comunicação entre produto, vendedor e consumidor. É a identidade do produto, motivo pelo qual as instruções no rótulo devem ser claras. A rotulagem reveste-se de grande importância tanto a nível normativo como comercial.
Prof. Francesco Montanari – Doutorado em direito europeu e especialista em direito agroalimentar, é o especialista convidado para falar sobre este grande desafio do setor alimentar; a rotulagem.
Desperdício alimentar ❘ DGAV ❘ Dra. Maria Manuel Pereira
O desperdício alimentar é um problema mundial que tende a ganhar importância dado o aumento da população e a limitação dos recursos naturais utilizados para cultivo, processamento, embalagem, transporte e comercialização dos géneros alimentícios.
A redução das perdas e desperdícios alimentares ajudam a alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Considerando a crescente motivação da sociedade e dos operadores económicos para o tema do Desperdício Alimentar, torna-se fundamental que a doação de alimentos se realize de forma confiável. Pretende-se de uma forma prática e positiva, clarificar procedimentos e dissipar dúvidas sobre os procedimentos a seguir para assegurar a doação de alimentos segura.
A diretora de Serviços de Segurança Alimentar da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Dra. Maria Manuel Alves Pereira é a especialista convidada sobre esta matéria.
Data: Terça-feira, dia 23 de maio de 2023
Local: Sintra
→ Inscrições ←
Programa
15h00 – 15h30 | A rastreabilidade como salvaguarda dos operadores económicos
– Inspetora Maria Manuela Azevedo – ASAE
15h30 – 16h00 | A rotulagem
Prof. Francesco Montanari – Doutorado em direito europeu e especialista em direito agroalimentar
16h00 – 16h30 | Doação segura do desperdício alimentar
Dra. Maria Manuel Alves Pereira | Diretora de Serviços de Segurança Alimentar- Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
17h00 – Debate