Rússia e Israel são os novos destinos previstos para 2011 Adega de Mon��o aumenta volume de exporta��es
Em 2010, as exporta��es da Adega de Mon��o registaram um crescimento global de 6%. Num ano marcado pela contrac��o econ�mica, o resultado � reflexo de uma estratégia virada no mercado internacional, indo de encontro aos diferentes h�bitos dos consumidores. Enquanto a Fran�a e os EUA preferem o m�tico "Muralhas", o Brasil, rendeu-se ao "Alvarinho". A Adega de Mon��o exporta, actualmente, para 32 países, entre os quais se destacam a Fran�a, os EUA, Brasil, Angola e Su��a.
Apesar de se ter verificado uma ligeira refrac��o do consumo em Portugal no ano passado, 2010 trouxe um aumento das exporta��es para a Adega Cooperativa de Mon��o. Na balan�a comercial, 15 por cento da factura��o total da Institui��o � assumida pelas vendas para o mercado internacional.
A Fran�a e os EUA são os dois países para onde a Adega da Mon��o mais exporta, tendo as vendas nestes países aumentado cerca de 10 por cento, durante o ano passado. Globalmente, as exporta��es da Institui��o atingiram um crescimento de seis por cento.
A perspectiva para 2011 � que as vendas para o mercado internacional continuem em sentido ascendente, com uma franca aposta no aumento das exporta��es na Pol�nia e nos esfor�os de entrada em países como a Rússia e Israel. As Feiras Internacionais são, segundo os respons�veis da Adega, o palco privilegiado para contactos com novos clientes. A Adega Cooperativa de Mon��o � o principal produtor de Alvarinho em Portugal. Com dois p�los de vinifica��o, em Mon��o e Melga�o, a Adega emprega um total de 27 trabalhadores.
Fonte: Mediana
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