No que respeita às condições meteorológicas, persiste a situação observada no mês anterior, por sua vez idêntica à do último trimestre de 2022. O valor de precipitação acumulada em janeiro equivale a 136 % e 128% do valor normal, respetivamente, na sub-região de Entre Douro e Minho e de Trás-os-Montes. E os valores médios de temperatura média, mínima e máxima do ar também foram superiores aos valores normais em toda a Região Norte.
Mantêm-se as contrariedades na realização das podas e sementeiras, assim como o atraso na conclusão das sementeiras das culturas de outono/inverno. Observam-se nalgumas culturas episódios de adiantamento de atividade vegetativa, com florações precoces, podendo traduzir-se em quebras localizadas de produção.
Prevê-se na sub-região de Trás-os-Montes um ligeiro aumento, relativamente ao ano anterior, das áreas semeadas de todos os cereais praganosos, da ordem dos 5%. Pelo contrário, no entre Douro e Minho, as estimativas apontam para uma retração das áreas semeadas, com exceção do centeio em que se prevê estagnação.
→ Consulte aqui o relatório←
Fonte: Drap Norte
Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas – Setembro 2022