Os Prémios RegioStars tornaram-se o selo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram o impacto e a inclusão do desenvolvimento regional. O Projeto AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão de Risco Geológico foi escolhido como vencedor do Prémio do Público deste ano e na categoria «Uma Europa Verde» decidida pelo júri.
O AGEO é um projeto transnacional com a participação de cinco países: Portugal, França, Irlanda, Espanha e Reino Unido. O projeto obteve a maioria dos votos, 1976 no total, sendo o projeto claramente preferido entre os 25 finalistas dos prémios REGIOSTARS 2025.
Cinco projetos receberam um prémio REGIOSTARS nas cinco categorias, tendo ainda sido atribuído um prémio do público. O concurso é organizado anualmente pela Comissão Europeia desde 2008, tendo este ano decorrido na 23.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, em Bruxelas.
Este projeto transnacional reúne cientistas, comunidades locais e governos para fazer face aos riscos geológicos na região atlântica por meio da ciência cidadã, da observação da Terra e de instrumentos inovadores de gestão dos riscos. Com a implementação de cinco observatórios piloto de cidadãos na região atlântica, o projeto mostrou como se pode capacitar as comunidades locais para participarem em sistemas de alerta precoce e enfrentarem desafios relacionados com o clima. Contribuiu para proteger os cidadãos de eventos de grande impacto e de vários cenários de risco/perigo.
Contexto
Um júri composto por peritos de toda a Europa selecionou 25 finalistas que se destacaram em cinco domínios fundamentais, refletindo cada um deles uma prioridade da política regional da UE. Com um número recorde de 266 candidaturas apresentadas, os vencedores foram selecionados em cinco categorias temáticas, tendo um projeto adicional recebido o Prémio do Público.
Os Prémios REGIOSTARS tornaram-se o rótulo europeu de excelência para projetos financiados pela UE que demonstram impacto e inclusividade no desenvolvimento regional. Respondendo a desafios comuns e aproveitando oportunidades partilhadas, os projetos REGIOSTARS inspiram as regiões a criar iniciativas impactantes e inclusivas em benefício das pessoas e das comunidades.
Fonte: Comissão Europeia