Redução de custos de produção e de emissões de CO2 são prioridades para o setor leiteiro

Redução de custos de produção e de emissões de CO2 são prioridades para o setor leiteiro

[Fonte: Vida Rural]

Acaba de ser lançado o Dairy4Future, um projeto que conta com o contributo de 12 das principais regiões produtoras de leite da União Europeia, envolvendo cerca de uma centena de explorações.  Numa nota enviada às redações, a organização revela que a sua missão passa por “encontrar o equilíbrio entre rentabilidade, uso eficiente dos recursos e mitigação de efeitos ambientais”.

Portugal, Espanha, França, Reino Unido e República da Irlanda são os parceiros do Espaço Atlântico.  Henrique Trindade, coordenador do Dairy4Future na região Norte/Centro e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), explica que “o Dairy4Future quer identificar boas práticas de gestão e maneio ao nível das explorações leiteiras, combiná-las com conhecimento e tecnologias emergentes para, depois, disseminar essa informação e esses bons exemplos junto dos produtores portugueses. Pretende-se orientar as explorações leiteiras para, num futuro próximo, integrarem sistemas produtivos inovadores, de elevada resiliência económica, eficientes no uso de recursos, no bem-estar dos animais e ambientalmente aceitáveis, respondendo simultaneamente às principais preocupações atuais de produtores e da sociedade”.

Já David Fangueiro, coordenador na região Sul/Açores e investigador do Instituto Superior de Agronomia (ISA), acrescenta que “o projeto Dairy4Future vai dar oportunidade aos produtores portugueses de contactarem com colegas de outros países e situarem o seu desempenho na esfera europeia”.

Para além disso, de acordo com o investigador, as questões ambientais e a diminuição das emissões de C02 estão entre as principais metas da organização.  “A determinação da pegada de carbono é um indicador que os produtores poderão usar para melhorar o seu desempenho, mas também como ferramenta de marketing, uma vez que as boas práticas devem ser amplamente comunicadas”.

Sentir o pulso ao setor

Os responsáveis pelo Dairy4Future revelam que irão analisar 100 explorações-piloto da Área Atlântica Europeia, onde se identificarão boas práticas e estimará a eficiência do uso de recursos. Este projeto integra ainda 10 explorações experimentais, onde serão avaliadas as melhores práticas (recurso-eficiência). Em Portugal, são cerca de 40 explorações-piloto em estudo, distribuídas pelas principais regiões de produção leiteira do continente e dos Açores.

Para além disso, no âmbito do Dairy4Future, os produtores portugueses vão visitar explorações leiteiras nos países parceiros para que possam ter um conhecimento mais aprofundado do setor e conhecer as rotinas de trabalho e as principais dificuldades dos seus homólogos europeus. No sentido inverso, receberão a visita de produtores provenientes de outras regiões europeias.

Comente este artigo

O artigo Redução de custos de produção e de emissões de CO2 são prioridades para o setor leiteiro foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Seminário “Controlo Biológico e Técnicas Alternativas de Protecção das Culturas”
Próximo Oferta de emprego - Eng. Agrónomo/a

Artigos relacionados

Nacional

Carne de Charolês chega ao mercado

[Fonte: Vida Rural]

Carne de Charolês e Carne de Charolês Premium são as novas marcas registadas pela Charolês Portugal, uma recém-criada associação de produtores. Com sede nos Açores, esta associação conta com cerca de 30 produtores que representam perto de 60% dos criadores nacionais desta raça. […]

Últimas

Ministério da agricultura apresenta medidas para matas nacionais afetadas pelos incêndios

O Governo acaba de apresentar um conjunto de medidas destinadas à recuperação das Matas Nacionais afetadas pelos incêndios. De acordo com um Despacho assinado pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, o “valor eminente destas matas para um correto ordenamento do território e para a concretização das políticas florestal e da conservação da natureza” impõe um “programa de intervenção específico que assegure o efetivo restauro dos ecossistemas e o restabelecimento rápido das respetivas funções essenciais”. […]

Sugeridas

Commission proposes 1.38% direct payments cut to fund 2018 Crisis Reserve

The 2013 CAP reform createdthe annual Crisis Reserve, which sets aside funds from direct payments underthe ‘financial discipline’ mechanism from the previous marketing year, to beused if emergency measures are needed.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]