A X edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro tem duplo vencedor e deixa desafio à criação de uma IGP que o proteja e valorize. Na quinta da Pacheca, Armamar, voltou a fazer-se a festa que reúne produtores, chefs e entusiastas de diferentes origens em torno do fruto-rei do verão
Como é que o que os produtos que têm valor acrescentado conseguem manter a genuinidade e o seu carácter único? A pergunta do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, no debate, ontem, no encerramento do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, sintetiza um dos desafios que recai sobre este fruto que tem no Douro qualidades excecionais: a sua preservação.
Neste contexto, reconheceu o governante, “devemos avançar para a certificação da semente e a criação de um produto IGP (Indicação Geográfica Protegida). Com responsabilidades no processo, reconheceu, importa agilitar mecanismos para que esse tipo de reconhecimento “não demore uma eternidade”.
Moderado pelo jornalista Manuel Carvalho, natural da região, o debate nos jardins da Quinta da Pacheca, Armamar, contou também com a participação de Edouard Cointreau, presidente e fundador do Gourmand World Cookbook Awards e Miguel Poiares Maduro, que abordaram temas em torno de origem e identidade dos produtos de território e a sua importância transversal no desenvolvimento de uma região ou país, como o demonstram os exemplos apresentados por Edouard Cointreau.
“Gostava de chamar a atenção que esta iniciativa fez com que, no prazo de dez anos, começássemos a ver tomate coração de boi nos nossos supermercados”, elogiou Manuel Carvalho, lembrando que todo o trabalho desenvolvido foi feito “sem um único apoio institucional”.
Esta realidade, conclui, deve motiva reflexão: “Se há um evento que mereça apoios públicos é sem dúvida a iniciativa Tomate Coração de Boi do Douro. Por uma razão muito simples, porque dá resultados e a prova está aqui, neste final de tarde com tanta gente presente”.
X edição tem dois vencedores
As quintas do Ventozelo e Pessegueiro vencem ex aequo a X edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro. O segundo lugar foi para a Quinta do Infantado. A quinta Santa Comba conquistou o terceiro lugar.
A iniciativa reuniu bom tomate coração de boi de 28 produtores da região. Ao júri, presidido por Francisco Pavão, nome de referência na promoção de produtos do território do Douro e Trás-os-Montes, coube a seleção do melhor fruto deste verão, tendo em conta critérios como aroma, sabor, textura e harmonia.
A festa Tomate Coração de Boi do Douro (TCBD) segue hoje, dia 30 de agosto, na aldeia de Arroios, às portas de Vila Real. Integrando o Projeto Capella, a iniciativa tem início pelas 18 horas, com uma prova de tomate, azeite e flor de sal na capela barroca do século XVIII, seguindo-se o mercadinho de produtos locais, com TCBD, vinhos e outros sabores tradicionais; petiscos, artesanato e música.
Fonte: X edição do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro