PSD Açores. Bolieiro alerta para “descapitalização” do sector cooperativo agrícola

PSD Açores. Bolieiro alerta para “descapitalização” do sector cooperativo agrícola

O candidato do PSD Açores a presidente do Governo Regional alertou para a situação de “descapitalização” do sector cooperativo agrícola na Região, tendo-se comprometido a proceder ao levantamento de necessidades financeiras das cooperativas.

“Um governo do PSD estará atento à situação de descapitalização do sector cooperativo e do risco de as cooperativas não poderem ajudar os seus produtores. Pretendemos fazer um levantamento das necessidades das cooperativas e conceder o auxílio que for preciso”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com a direcção da Cooperativa do Bom Pastor.

O líder social-democrata açoriano salientou que o apoio à capitalização das cooperativas agrícolas pode ser efectuado através das verbas do Fundo de Recuperação Europeu que os Açores vão receber.

Apoio do Fundo de Recuperação Europeu

“O sector cooperativo não pode ficar abandonado por parte do Governo Regional. O auxílio às cooperativas pode ser feito aproveitando, na medida do possível, o dinheiro disponível do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, contribuindo para minimizar essas dificuldades do sector”, disse aquele responsável.

Segundo José Manuel Bolieiro, “o sector cooperativo tem sido a verdadeira almofada que auxilia a sustentabilidade da actividade do lavrador”, nomeadamente num período marcado pela quebra de rendimento dos produtores.

“Na fileira do leite, por exemplo, há uma perda de rendimento, agravada neste período da pandemia, com a indústria a descer o preço pago à produção”, frisou.

O presidente do PSD Açores lembrou que as cooperativas são “essenciais” para os produtores pelos “serviços que prestam, pelo controlo e diminuição do preço dos factores de produção e por contribuírem para a estabilização dos rendimentos dos agricultores”.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Calendário Indicativo do Pedido Único 2020
Próximo Nova fábrica de laticínios da ilha Terceira representa investimento de 12 milhões de euros

Artigos relacionados

Nacional

Feira de atividades económicas de Arcos de Valdevez junta 150 expositores


Cerca de 150 expositores vão participar na Expovez-Feira do Alto Minho que vai decorrer entre de 03 a 05 de maio, […]

Últimas

Azeites da CAMB recebem duas medalhas de prata no Olive Japan 2019

No concurso internacional Olive Japan 2019, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) obteve duas medalhas de prata, com o Azeite Virgem Extra Premium e o Azeite Moura DOP. […]

Últimas

Frutalmente investe 2 ME para triplicar área de produção de uva sem grainha

A Frutalmente estima investir dois milhões de euros para mais do que triplicar a área de produção de uva sem grainha para 50 hectares até 2023, a que se soma […]