O projeto denominado “Pastagens regenerativas” foi aprovado no âmbito do Programa PROMOVE, da Fundação “la Caixa”. Este projeto visa promover a adaptação climática, a regeneração ambiental e a sustentabilidade na gestão agropecuária extensiva, em territórios de elevado risco de desertificação ambiental.
O projeto será coordenado pela Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, em parceria com a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Coimbra.
Serão implementados testes piloto em áreas experimentais, usando o sistema inovador do design Key-line. Este sistema de agricultura regenerativa tem sido apontado como uma das mais inovadoras e promissoras para a recuperação de solos desertificados e regeneração de pastagens em climas áridos semiáridos.Estes testes irão avaliar os impactos do design Key-line no solo e na biodiversidade, sendo que os resultados dos serão utilizados para capacitar e formar os stakeholders locais na aplicação dessas mesmas técnicas.
Desta forma será dado um contributo importante para a constituição de uma rede regional transfronteiriça de partilha de conhecimento e disseminação de boas práticas ao nível da gestão pecuária e adaptação climática.
O projeto “Pastagens regenerativas” tem o potencial de contribuir para a melhoria da sustentabilidade da gestão agropecuária extensiva em territórios de elevado risco de desertificação ambiental.
Saiba mais em:
https://pastagensregenerativas.wordpress.com/
https://www.esdime.pt/projeto/pastagens-regenerativas
https://www.facebook.com/profile.php?id=100076540774811
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.