Projeto 4F4 quer valorizar região centro

Projeto 4F4 quer valorizar região centro

Iniciativa aposta no desenvolvimento industrial sustentável dos recursos florestais, como enfoque na cadeia do pinho.

O F4F – Forest for Future é um novo projeto regional que visa a valorização da fileira florestal da Região Centro, com o objetivo de demonstrar e transferir tecnologias e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no setor florestal da região, com particular enfoque na cadeia do pinho.

A iniciativa, liderada pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, conta com um financiamento de 3,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). Para Paulo Farinha, presidente do SerQ, trata-se de “um projeto importantíssimo, pois coloca à prova as nossas competências e capacidade criativa para responder aos desafios da preservação da floresta e do seu aproveitamento de forma sustentável nas mais diversas vertentes”.

O F4F – Forest for Future prevê desenvolver 23 atividades que abrangem quatro pilares da cadeia: “Plantas e Viveiros”, “Gestão Florestal”, “Indústria” e “Floresta multiusos”. Em termos globais, as ações irão decorrer até julho de 2023 e preveem a realização de iniciativas baseadas em projetos piloto e provas de conceito em contexto real, envolvendo vários agentes do setor, desde produtores florestais, a empresas e utilizadores/consumidores finais. A CIM Viseu Dão Lafões, por exemplo, será responsável pela atividade direcionada à valorização económica da pinha e do pinhão, para incrementar a inserção deste produto, em mercados globais emergentes.

O consórcio do projeto é composto por entidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, em cooperação com associações, centros tecnológicos, autoridades públicas, empresas e representantes da sociedade, num total de 19-co-promotores.


O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.

Comente este artigo
Anterior Consulta de dados do cartão do gasóleo
Próximo PRR: Presidente da Uniadegas diz que setor vitivinícola foi condenado ao abandono

Artigos relacionados

Nacional

Vitacress lança salada Essencial com fiambre de peru

A Vitacress – empresa do grupo RAR, com sede em Odemira – acaba de lançar no mercado uma nova salada. A Salada Essencial está […]

Nacional

Poderão os incentivos de base territorial ajudar a ultrapassar a crise da Covid-19? Sim, claro! – Vânia Rosa

Como? Por exemplo, operacionalizando mecanismos expeditos que possibilitem a instalação de novas iniciativas empresariais nos territórios […]

Últimas

Wine sector: US retaliation on the back

1) This month started with the WTO announcement on 2 October over the U.S-EU Airbus subsidies case. The U.S. […]