Iniciativa aposta no desenvolvimento industrial sustentável dos recursos florestais, como enfoque na cadeia do pinho.
O F4F – Forest for Future é um novo projeto regional que visa a valorização da fileira florestal da Região Centro, com o objetivo de demonstrar e transferir tecnologias e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no setor florestal da região, com particular enfoque na cadeia do pinho.
A iniciativa, liderada pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, conta com um financiamento de 3,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). Para Paulo Farinha, presidente do SerQ, trata-se de “um projeto importantíssimo, pois coloca à prova as nossas competências e capacidade criativa para responder aos desafios da preservação da floresta e do seu aproveitamento de forma sustentável nas mais diversas vertentes”.
O F4F – Forest for Future prevê desenvolver 23 atividades que abrangem quatro pilares da cadeia: “Plantas e Viveiros”, “Gestão Florestal”, “Indústria” e “Floresta multiusos”. Em termos globais, as ações irão decorrer até julho de 2023 e preveem a realização de iniciativas baseadas em projetos piloto e provas de conceito em contexto real, envolvendo vários agentes do setor, desde produtores florestais, a empresas e utilizadores/consumidores finais. A CIM Viseu Dão Lafões, por exemplo, será responsável pela atividade direcionada à valorização económica da pinha e do pinhão, para incrementar a inserção deste produto, em mercados globais emergentes.
O consórcio do projeto é composto por entidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, em cooperação com associações, centros tecnológicos, autoridades públicas, empresas e representantes da sociedade, num total de 19-co-promotores.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.