Teve ontem lugar no âmbito do projeto aQuacer uma ação que reuniu cerca de 40 profissionais do setor que puderam assistir a técnicas de uso eficiente da água que os agricultores estão a implementar na cultura do milho na região do Vale do Lis (Leiria).
Nesta zona produtora foi possível conhecer o sistema de gota-a-gota que permite utilizar este recurso natural de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que torna a cultura do milho mais competitiva.
Ao longo do dia, foi possível também conhecer as previsões do IPMA para o próximo século que apontam para um aumento da temperatura, diminuição da precipitação e aumento dos períodos de seca, bem como aumento da ocorrência de fenómenos extremos.
O administrador-delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, Henrique Damásio, chamou a atenção para a alteração forte na queda pluviométrica e a necessidade de utilizar novos sistemas de retenção de água e de rega para que os agricultores continuem água para as suas culturas e desta forma assegurar a continuidade da agricultura na região.
Fonte: ANPROMIS