Pela segunda vez em Portugal será realizado o EWA – Empowering Women in Agrifood, um programa da principal iniciativa de inovação alimentar da União Europeia, EIT Food, destinado a apoiar as mulheres portuguesas e europeias a desenvolverem os seus negócios de sucesso na área agroalimentar.
Organizado localmente pela BGI – Building Global Innovators, o programa tem como principal objectivo ajudar a combater os obstáculos que as mulheres encontram no sector da alimentação e da agricultura, tais como a «carência de referências femininas e de redes de apoio, as barreiras de financiamento e a falta de confiança e de incentivo para revelarem os seus talentos e desempenharem cargos de liderança».
De acordo com o EIT – Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia, a igualdade de género poderá criar 10,5 milhões de empregos até 2050 e impulsionar a economia da União Europeia entre 1,95 e 3,15 biliões de euros. Contudo, muitas mulheres ainda acreditam que a liderança e o empreendedorismo não são para elas.
Por esse motivo, o EWA irá criar as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, desenvolvendo as suas capacidades de empreendedorismo, através de sessões de formação, mentoria personalizada e workshops de pitch com profissionais da área, experts de negócios e empreendedores de sucesso.
As participantes no programa terão ainda a oportunidade de ganhar um prémio de até 10.000 euros, bem «como aceder a uma vasta rede de contactos composta por stakeholders de alto nível, investidores, business angels, mentores e outras empreendedoras femininas», refere a organização.
O programa terá também um papel-chave no mapeamento de talento e de soluções inovadoras capazes de enfrentar os desafios do sistema alimentar.
De acordo com a Project Manager do EIT Food em Portugal, Cláudia Carocha, este tipo de iniciativas são mais importantes que nunca, pois «desde o ano passado que se te vindo a observar a necessidade de inovar o sector agroalimentar, graças às alterações que a pandemia provocou no comportamento do consumidor. Este comportamento está agora direccionado para as compras online, o que veio acelerar o processo de digitalização do sector».
Estando ciente destes e de outros desafios urgentes no sistema alimentar, o EIT Food está determinado a suprimi-los com a ajuda de mulheres talentosas e inovadoras de oito países europeus: Portugal, Espanha, Roménia, Turquia, Grécia, Lituânia, Polónia e Bulgária.
O programa estará a decorrer de Maio a Dezembro e será realizado exclusivamente online. As candidaturas poderão ser submetidas até o dia 13 de Junho, na plataforma F6S. Serão elegíveis todas as empreendedoras femininas residentes em Portugal, com uma ideia inovadora ou um negócio (inferior a dois anos) no sector agroalimentar, que tenham recebido menos de 30.000 euros em financiamento público e privado.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.