Produtos alimentares e bebidas representam 2 mil milhões de euros em exporta��es Frutas, produtos biol�gicos e congelados são apostas para a edição do SISAB 2008
Os produtos dos sectores alimentar e de bebidas representam, para Portugal, dois mil milhões de euros em exporta��es. Valor este que equivale a cerca de sete por cento do total das exporta��es nacionais. O n�mero foi avan�ado pelo Secret�rio de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luis Vieira, presente no XII SISAB (Sal�o Internacional do Vinho, Pescado e Agro-alimentar), que encerra hoje �s 15h.
"No �ltimo ano, crescemos cerca de 11 por cento, o que mostra, claramente, o refor�o da capacidade competitiva que estes sectores t�m registado no nosso país", sublinhou ainda Lu�s Vieira.
De 12 a 14 de Fevereiro, o SISAB acolheu, no Pavilh�o Atl�ntico, em Lisboa, 1500 empres�rios – entre produtores nacionais e importadores estrangeiros -, que se reuniram para negociar, exclusivamente, produtos portugueses.
Para Carlos Morais, administrador do SISAB, a edição deste ano superou todas as expectativas. Registou-se um aumento de 25% face ao ano passado no n�mero de expositores e de visitantes estrangeiros. Para 2008, prev� novo crescimento, j� que "h� sectores, como o biol�gico, as frutas e os congelados que podem ser mais explorados, devido não existir tradi��o de exportação destes produtos", afirma o respons�vel.
"O nosso objectivo � que a interac��o entre as empresas portuguesas e os empres�rios do estrangeiro assegure, ano ap�s ano, a presença em Portugal de uma plateia como esta. O SISAB pretende ser uma "pedrada no charco" na promo��o dos produtos portugueses", acrescenta o organizador.
Este respons�vel frisa ainda que a edição deste ano do certame recebeu "a maior comitiva de sempre de empres�rios estrangeiros." Num total de mais de 500 empres�rios, oriundos de 52 países, destacaram-se algumas delega��es "de peso", como as do Brasil, Hungria e S�rvia.
Carlos Morais refere que "os visitantes estrangeiros representavam cadeias de distribui��o internacionais de maiores dimens�es e com maior capacidade de compra", como o P�o de A��car, a empresa que det�m o monop�lio da compra de vinho na Noruega (Vinemonopolet) e a cadeia de distribui��o para o Brasil, a Wal-Mart.
O Jap�o, a República Checa, a Pol�nia e a Holanda foram outros dos países referenciados pelo organizador do SISAB como aqueles onde foi feito "um esfor�o muito significativo", que se traduziu num aumento de participantes. Neste edição, a Europa Central, nomeadamente os países de Leste, foi a grande for�a do certame.
Em destaque estiveram Também os países que pela primeira vez marcaram presença no SISAB, nomeadamente o Bahrain, Montenegro, Ucr�nia, Cro�cia, Panam�, Eslov�quia e Eslov�nia.
O SISAB, cujo objectivo � promover e vender marcas portuguesas da área alimentar no estrangeiro, apresentou produtos t�o variados como vinhos, cervejas, caf�s, �guas, lactic�nios, azeites, conservas, confeitaria, enchidos, pescado, cereais, entre muitos outros.
Entre as empresas portuguesas a apresentar os seus produtos estiveram a Sogrape, Herdade do Espor�o, Delta Caf�s, Compal, Sumol, Nutricaf�s, Unicer, Sociedade Central de Cervejas ou �gua de Caramulo.
Pela primeira vez, marcaram presença as regi�es aut�nomas da Madeira e dos A�ores, assim como as representa��es dos vinhos do Alentejo, Estremadura, Ribatejo e dos vinhos verdes. Também as áreas do pescado, azeite, do�aria e pr�-congelados inclu�ram novos participantes. Outros expositores refor�aram o espaço anteriormente ocupado, como � o caso da Comissão Vitivin�cola do Alentejo, que, este ano, duplicou a sua área.
O vinho, pescado, azeite e bebidas formam o grupo dos sectores mais representados na exposi��o de produtos portugueses.
"O nosso objectivo � que a interac��o entre as empresas portuguesas e os empres�rios do estrangeiro assegure, ano ap�s ano, a presença em Portugal de uma plateia como esta. O SISAB pretende ser uma "pedrada no charco" na promo��o dos produtos portugueses", concluiu o organizador.
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Fonte: MC |
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