A agricultura portuguesa teve dois grandes momentos de evolução. O primeiro na década imediatamente a seguir à adesão à então CEE (atual União Europeia), em que o volume da produção agrícola cresceu mais de 1,3% ao ano; o outro momento diz respeito aos últimos 10 anos (2012-2022), em que o volume da produção agrícola registou um crescimento anual de 2,6%.
Esta é uma das conclusões do estudo “A economia da agricultura portuguesa nos últimos 60 anos”, realizado por Francisco Avillez, professor catedrático emérito do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e coordenador científico da Agro.ges. O trabalho foi apresentado na iniciativa Conversas ANPROMIS, organizada pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), que decorreu no dia 11 de julho, em Lisboa.
Outra conclusão a destacar é o facto de a evolução do valor da produção agrícola a preços nominais ter sido favorável nas últimas quatro décadas, com especial relevo para o crescimento observado na década após a adesão à CEE.
Após a apresentação do estudo, seguiu-se uma mesa-redonda com a presença de personalidades relevantes para o setor, nomeadamente Fernando Gomes da Silva, ministro da agricultura entre 1995-1998, Fernando Oliveira Baptista, ministro da agricultura em 1975, Joaquim Pedro Torres, empresário agrícola e Pedro Brinca, da NOVA SBE.
Os intervenientes destacaram a evolução que a agricultura nacional tem tido nos últimos anos, demonstrando que mesmo com ciclos políticos por vezes menos favoráveis, este sector soube reagir e demonstrar a sua forte dinâmica.
Colocamos à disposição de todos os interessados a apresentação efectuada pelo Professor Francisco Avillez.
Fonte: ANPROMIS