Os prados, pastagens e culturas forrageiras apresentam um bom estado de desenvolvimento vegetativo, resultado da conjugação de temperaturas amenas e disponibilidade de água no solo, que favoreceram a germinação.
Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Janeiro de 2021, do Instituto Nacional de Estatística (INE), os povoamentos são homogéneos e a coloração intensa. Como é comum nesta altura, a matéria verde das pastagens é insuficiente para suprir totalmente as necessidades forrageiras dos efectivos pecuários explorados em regime extensivo, sendo por isso suplementados com fenos, palhas, silagens e/ou alimentos concentrados, em quantidades que se consideram normais para a época do ano e muito semelhantes ao registado em igual período do ano anterior.
Dezembro frio
O mês de Dezembro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como frio em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação. A temperatura média, 9,8º C, apresentou um desvio de -0,2º C para a normal (1971-2000), sendo que desde 2000 foi o décimo quarto Dezembro a apresentar anomalias negativas nesta variável.
Quanto à precipitação, o valor médio de 123,8 mm correspondeu a 86% da normal (144,1 mm). Destaque para o período entre 9 e 20 de Dezembro, com registo de valores elevados de precipitação diária, em particular no noroeste, onde se observaram valores superiores a 90 mm/24 horas.
O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.