Previsões agrícolas do INE: Área de batata abaixo dos 20 mil hectares

Previsões agrícolas do INE: Área de batata abaixo dos 20 mil hectares

As plantações tardias de batata de regadio foram dificultadas pela precipitação de Abril, sendo que em algumas zonas foi necessário fazer replantações,divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Após alguma hesitação inicial dos produtores em definir a extensão da área a plantar, provocada quer pelo impacto da situação de emergência sanitária, quer pelos baixos preços de mercado (no primeiro trimestre o preço médio da batata no produtor foi 36% inferior ao registado no período homólogo), observou-se um aumento da procura de batata-semente, que o mercado já não foi capaz de satisfazer.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística estimam uma diminuição de 5% na batata plantada, que poderá ficar aquém dos 20 mil hectares.

De notar que a pressão das doenças criptogâmicas sobre esta cultura, em particular do míldio, aumentou bastante com as condições climatéricas de Abril, obrigando a uma intensificação dos tratamentos fitossanitários.

Abril quente e muito chuvoso

O mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito chuvoso. A temperatura média do ar, 13,9 ºC, registou uma anomalia positiva de 0,8 ºC face à normal 1971-2000, sendo que em sete dias do mês a média das temperaturas máximas ultrapassou os 20 ºC. Quanto à precipitação, o valor médio de 117,1mm corresponde a 148% da normal (1971-2000), sendo de destacar o Centro e o Alto Alentejo (principalmente no interior) como as zonas que apresentaram maiores desvios positivos face à normal.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: Orçamento do Estado utilizado para garantir que agricultura não para – ministra
Próximo Mediterrâneo Dourado com entrega de fruta ao domicílio

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Enólogo – Beja

A Herdade da Malhadinha Nova, localizada em Albernoa, no concelho de Beja, encontra-se a recrutar dois Enólogos (M/F) para reforçar a equipa de enologia. […]

Fitotema

InPP colabora com DGAV na monitorização da Xylella

Ferramenta digital baseada em SIG facilita planeamento, visualização online logo após a recolha de amostras, localização e gestão dos focos, e muito mais. […]

Últimas

Os guardiões das florestas

O Programa Nacional de Ação entrou em consulta pública esta semana. O engenheiro do Território Filipe Beja sublinha […]