O Presidente da ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, Carlos Adão, reuniu esta terça-feira, 19 de dezembro, com o líder do PSD e candidato a Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, no âmbito da visita que realizou a Sever do Vouga.
Nesta reunião, o presidente da ANPM teve oportunidade de apresentar a Luís Montenegro, um conjunto de preocupações e ambições da fileira do mirtilo em Portugal, cujo peso no setor agroalimentar, e na economia nacional, se tem vindo a consolidar ao longo dos últimos anos.
Questões como a valorização da produção nacional de mirtilo, a gestão sustentável dos fatores de produção, a água, a mão-de- obra, a burocracia nas relações com as entidades públicas, e gestão fitossanitária da cultura, entre outros, foram temas discutidos entre ambos.
Este encontro enquadra-se na estratégia que a ANPM tem delineada para o futuro próximo, de sensibilização e discussão com os diversos atores políticos nacionais, das preocupações do setor da produção de mirtilo em Portugal.
A cultura do mirtilo em Portugal, tem-se assumido ao longo dos últimos anos como uma cultura com elevado potencial, com grande valor acrescentado, com uma gestão de recursos moderna e sustentável, com tendência maioritariamente exportadora, e com um peso económico na economia em constante aceleração.
Fonte: ANPM