As candidaturas do Alto Tâmega e Barroso (na categoria de Melhor região biológica), de Cascais (Melhor cidade orgânica) e de S. Pedro do Sul (Melhor biodistrito) estão entre os 24 finalistas dos Prémios Europeus de Produção Biológica. A cerimónia de entrega da terceira edição destes prémios realiza-se em Bruxelas, a 23 de setembro, Dia Europeu de Agricultura Biológica.
A iniciativa reconhece diferentes intervenientes ao longo da cadeia de valor biológica que desenvolveram um projeto excelente, inovador, sustentável e inspirador que produz um verdadeiro valor acrescentado para a produção e o consumo biológicos. Serão atribuídos oito prémios em sete categorias diferentes.
Os prémios inserem-se no Plano de Ação para o Desenvolvimento da Produção Biológica, sendo promovida pela Comissão Europeia desde 2022, em parceria com o Comité Económico e Social Europeu, o Comité das Regiões Europeu, COPA-COGECA e IFOAM Organics Europe.
Conheça os vencedores anteriores neste link, entre os quais se encontra Idanha-a-Nova, eleito como Melhor Biodistrito em 2023.
Consulte toda a informação sobre os Prémios Europeus de Produção Biológica de 2024 aqui.
Os finalistas portugueses
Os projetos portugueses vão competir com candidatos de diversos países. Consulte, a seguir, as categorias em que estão inseridos.
Finalistas “Melhor região biológica”:
Finalistas “Melhor cidade orgânica”:
Finalistas “Melhor biodistrito orgânico”
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.