Portugal participará na Fruit Attraction 2025, feira organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX de 30 de setembro a 2 de outubro, com a participação de 55 empresas expositoras e coexpositoras, sendo um dos países europeus com maior representação no certame. A delegação portuguesa ocupará 1487 m2 de espaço de exposição, onde será dada a conhecer a qualidade, a diversidade e a especialização da sua produção hortofrutícola.
Durante três dias, a Fruit Attraction celebrará a sua 17.ª edição, consolidando a sua posição como o principal evento de referência mundial para a comercialização de frutas e hortícolas. Com a participação de 2460 empresas expositoras de 64 países, o que representa um crescimento de 8,4% em relação a 2024, mais de 78 000 metros quadrados de área útil (+10% em relação à última edição) e a presença esperada de mais de 120 000 profissionais de 150 países, a feira reafirma-se como um motor estratégico de negócios, de inovação e de projeção internacional. A Fruit Attraction 2025 está em forte crescimento e ocupará 10 pavilhões na IFEMA MADRID (3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 12 e 14), organizados por região e setores para otimizar a experiência de expositores e visitantes.
A Área Fresh Produce voltará a representar quase 70% da feira, confirmando o seu peso estratégico na oferta global. A Área da Indústria Auxiliar também terá uma presença importante, assim como a Fresh Food Logistics, um espaço dedicado à cadeia de frio e às soluções para a logística de produtos frescos. Por seu lado, o Espaço Innova&Tech, que integra o Biotech Attraction e o Smart Agro, regista um crescimento significativo, mais 31% do que em 2024.
De um total de 2460 expositores, a feira deste ano integra 317 novas empresas, o que confirma o seu dinamismo e atratividade. A participação nacional representa 52% da feira. A grande potência que é a Espanha como líder mundial no mercado hortofrutícola faz-se sentir na sua representação com a presença de todas as comunidades autónomas produtoras de frutas e hortaliças do país. O segmento internacional registou um crescimento significativo. Nesta ocasião, representa mais de 47% da ocupação total da feira, com 1418 empresas. Foram acrescentados 14 novos países , incluindo a Argélia, El Salvador, Etiópia, Geórgia, Hungria, Malta, Jordânia, Maurícias, Senegal, Sérvia, Uganda, Uzbequistão, Vietname e Zimbabué.
A IFEMA MADRID, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, ICEX e FEPEX, volta a ativar o Programa de Compradores Internacionais, convidando cerca de 700 compradores de 67 países, gestores de compras a retalho, importadores e grossistas que darão um dinamismo especial aos negócios da feira. Além disso, existem os “Países Importadores Convidados”, com a Malásia e o México como protagonistas desta edição.
Por outro lado, o tomate será o produto estrela da edição deste ano, com um programa de atividades centrado no seu valor nutricional, no seu impacto económico e na geopolítica do comércio internacional. Haverá mesas redondas, degustações, demonstração de culturas e análise de mercado, incluindo o acordo UE-Marrocos e o seu efeito na produção comunitária.
A Fruit Attraction 2025 propõe um programa completo de atividades. Nesta ocasião, o Fruit Forum by Timac Agro acolherá congressos como o Grape Attraction e o Biotech Attraction. A estes juntar-se-ão o Biofruit Congress, a Fresh Food Logistics The Summit e outras apresentações interessantes dos expositores nos vários Fóruns Fruit Next. Como é habitual, a Factoría Chef, patrocinada pela #alimentosdespaña, voltará a destacar a versatilidade gastronómica das frutas e hortaliças com empolgantes showcookings.
Nesta ocasião, o The Innovation Hub, com 50 produtos, será o espaço dedicado à inovação e às novidades empresariais do setor. Nesta área, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, com as habituais categorias – Fresh Produce; F&V Industry, e Ações de Sustentabilidade e Compromisso.
Além disso, a Fruit Attraction atribuirá os prémios ao Melhor Expositor, patrocinados pela WAH, que reconhecerão os espaços de exposição em quatro categorias: Mais Original; Melhor Design; Mais Sustentável e Aclamado pelo Público.
Fruit Attraction 2025, tem como principal patrocinador a Andaluzia e a colaboração da Região de Múrcia, Veganic Nature ,Agrobank, Timac Agro, Únikas e MSC.
Fonte: Fruit Attraction 2025