A Portugal Nuts – Associação para a Promoção dos Frutos Secos – lançou o projeto NutsbyPortugal, que tem como objetivo impulsionar a internacionalização do setor dos frutos secos.
A iniciativa visa dinamizar e fortalecer a competitividade e a base exportadora das empresas associadas, que fazem parte da fileira do amendoal e nogueiral, através de um conjunto de ações a desenvolver em diversos países.
O anúncio foi feito no âmbito do IV Congresso da Portugal Nuts, que decorreu em Beja, no passado dia 21 de maio, e reuniu produtores, técnicos, investigadores, decisores políticos, parceiros e patrocinadores, tendo sido debatidos temas como a água, a proteção de culturas, os mercados, assim como preços e tendências futuras.
De acordo com o comunicado de imprensa, em curso, está também o processo de abertura do mercado chinês para exportação de amêndoa produzida em Portugal.
“A Portugal Nuts está comprometida com a necessidade de criação de valor, e isso inclui a abertura de mercados, a internacionalização do setor, e a comunicação com os consumidores de forma eficaz, com foco na saúde e bem-estar”, lê-se na nota de imprensa.
No que toca ao tema da proteção das culturas e da sustentabilidade agrícola, é explicado que foram apresentadas propostas concretas para uma agricultura mais resiliente, com destaque para a investigação colaborativa e tecnologias de base biológica.
Neste sentido, a Portugal Nuts anunciou que também vai desenvolver uma “Agenda de Investigação e Experimentação”, a curto, médio e longo prazo, para identificar melhores práticas agrícolas.
Relativamente à gestão da água, a comunicação realça que foi debatido o seu valor económico, o seu impacto, e a importância de garantir a circularidade e eficiência deste recurso natural fundamental.
Foi ainda destacado o aumento das dotações de rega, pela EDIA, para a cultura da amêndoa e noz, e a integração da Portugal Nuts no Conselho para o Acompanhamento do Regadio do Alqueva (CAR Alqueva), passando a ter voz própria neste órgão de consulta do Ministério da Agricultura.
Segundo o comunicado, a Portugal Nuts acredita que “os frutos secos não são apenas alimentos, são símbolos de uma agricultura moderna, resiliente, consciente e com ambição global”.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.