A Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, apresentou, hoje, na Agroglobal, o Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.
Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
As missões empresariais e ações de prospeção arrancam em 2024 e têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (neste caso em 2025). O projeto inclui a presença nas principais feiras internacionais da União Europeia, onde os maiores compradores de frutas e legumes do mundo se encontram para encontrar os melhores fornecedores. Tratam-se de ações chave e funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses. Assim, a Portugal Fresh levará as empresas nacionais à Fruit Attraction (2023 e 2024), à Fruit Logistica (2024 e 2025) e à IPM Essen (2024 e 2025).
Para partilhar conhecimento útil aos seus associados, a associação irá também reforçar a sua presença no digital, com a publicação de vídeos e dashboards com informação atualizada sobre a evolução das exportações. Além das ações previstas no projecto, a Portugal Fresh continuará a dar resposta a pedidos de parceiros e potenciais clientes para visitarem a produção em Portugal ou promover visitas a mercados de destino.
Em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2000 milhões de euros. Já este ano, entre janeiro e junho, as vendas internacionais cresceram 8,3%, atingindo um total 1.036.728.509€. Esta foi a primeira vez que, num primeiro semestre, as exportações ultrapassam a barreira dos mil milhões de euros. Para a Portugal Fresh, os números alcançados são o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A Portugal Fresh foi fundada em 2010 e tem como principal objetivo a promoção nacional e internacional das frutas, legumes e flores de Portugal. Com cerca de 100 associados, fruto de um importante movimento de agregação dos principais operadores nacionais do setor, representa 40% do valor da produção de fruta, legumes e flores e mais de 4500 produtores.
Fonte: Portugal Fresh
Portugal Fresh lança projeto de internacionalização com 1,6 ME de investimento