Portugal bate recorde de exportações no 1.º semestre de 2020 de porco, carne e derivados

Portugal bate recorde de exportações no 1.º semestre de 2020 de porco, carne e derivados

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a trajectória de aumento das exportações não abrandou e Portugal registou no 1º semestre de 2020 o valor recorde de 90 milhões de euros em exportação de porco, carne e derivados.

Este valor representa um aumento de 40% em relação ao período homólogo do ano passado e no que diz respeito aos destinos de exportação, 50 milhões de euros dizem respeito a trocas intra-comunitárias e 40 milhões a negócios com países terceiros.

No que diz respeito aos países fora da União, Angola continua a ser o primeiro destino da exportação de carne de porco representando 45% das exportações, China segue no segundo lugar 35% das exportações, seguindo-se Cabo Verde (8%), Japão (7%) e Suíça (5%).

Em termos de volume exportado, Portugal ocupa o 12º lugar da União Europeia entre os países exportadores de carne de porco, estando muito próximo de ultrapassar a Finlândia nesse “ranking”, com o mês de Julho a indiciar que o segundo semestre superará o primeiro.

Julho foi, de resto, o mês recorde das exportações nacionais para países terceiros com 4.926 toneladas, equivalentes a 11 milhões de euros.

Comente este artigo
Anterior Inquérito às práticas de fertilização em pinheiro-bravo - resultados conhecidos
Próximo Ministro do Ambiente anuncia investimento de 1,2ME no Parque Natural do Alvão

Artigos relacionados

Últimas

Seminário Final – Opuntia Forrageira – 12 de Dezembro 2017 – ISA , Lisboa

 
Realiza-se no dia 12 de Dezembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, o Seminário Final do projeto de inovação “Opuntia Forrageira”. […]

Nacional

“Secretário da agricultura está a tomar parte pelos produtores”

O presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), Marcos Couto, considera ser necessário implementar um nova grelha do pagamento do leite nos Açores […]

Últimas

Academia Clube de Produtores Continente – Capacitar a produção nacional

O Clube de Produtores Continente pretende reforçar a competitividade dos seus produtores, preparandoos para os novos desafios da produção e distribuição do século XXI. […]