Este sábado, dia 17 de maio, o Porto volta a acolher o Trás-os-Montes em Prova. 25 produtores transmontanos levam até à Invicta as suas novidades e são mais de 130 as referências que vão estar disponíveis. Esta quarta edição a norte acontece, pela primeira vez, no Mosteiro de São Bento da Vitória, num horário mais alargado, das 11h às 13h e das 15h às 20h, e conta ainda com duas masterclass, uma delas já esgotada.
A cidade do Porto volta a acolher mais uma edição do Trás-os-Montes em Prova, que este ano se antecipou no calendário. É já este sábado, dia 17 de maio, das 11h às 13h e das 15h às 20h, que os visitantes vão poder conhecer todas as novidades que os 25 produtores participantes têm para apresentar. Centenas de vinhos, todos produzidos exclusivamente em Trás-os-Montes, muitos deles provenientes de vinhas velhas centenárias e outros produzidos nos tradicionais lagares rupestres, estarão disponíveis para prova.
Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), este evento acontece, pela primeira vez, no Mosteiro de São Bento da Vitória, na Baixa do Porto, num horário mais alargado, que permite uma visita mais flexível, tanto para profissionais como para o público em geral.
Uma das novidades deste ano é a realização de duas masterclass integradas na iniciativa. A sessão da manhã, intitulada “Trás-os-Montes: Arca de Noé de Vinhas Velhas” está prestes a esgotar e decorre entre as 11h30 e as 13h00. Para participar, basta fazer a inscrição neste formulário. Já a sessão da tarde, com o mote “Trás-os-Montes: Vinhos além do óbvio e novos protagonistas”, está já esgotada há vários dias.
A presidente da CVRTM, Ana Alves, salienta que ”a recetividade a esta edição no Porto tem sido, como já é habitual, excelente. Acreditamos que o novo espaço escolhido para o evento, os horários mais abrangentes, o elevado número de produtores e as marcas estreantes estão a contribuir para isso. O nosso objetivo, enquanto Comissão, é continuar a dar visibilidade aos vinhos transmontanos e enaltecer a sua riqueza e qualidade ímpar, tanto em Portugal como além-fronteiras.”
Os bilhetes têm um custo de 10 euros e estarão à venda exclusivamente no local, no dia do evento.
Produtores em prova:
- Bago de Ouro
- Casa do Joa
- Casa José Pedro
- De Sousa
- Encostas de Sonim
- Erbon
- Flandório
- Mabitxo
- Mont’alegre Vinhos
- Ninho da Pita
- Palmeirim D’Inglaterra
- Parapente
- Quinta das Corriças
- Quinta do Ermeiro
- Quinta do Salvante
- Quinta Recomeço
- Quinta Serra d’Oura
- Quinta Vale dos Montes
- Quinta Valle Madruga
- Secret Spot
- Terra Montana
- Terras de Mogadouro
- Villela Seca
- Vinhas Velhas Mogadouro
- Vinho dos Mortos
Fonte: Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes