Cerca de 20 vitivinicultores instalados na Serra de São Mamede, em Portalegre, vão participar num evento dedicado aos vinhos de altitude, nos dias 05 e 06 de dezembro, numa antiga igreja daquela cidade alentejana, foi hoje divulgado.
Promovida pela Câmara de Portalegre, em parceria com a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, a iniciativa Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede vai decorrer, ao longo desses dois dias, na Igreja de São Francisco.
O certame, que vai já na quarta edição, tem como objetivos “valorizar o ‘terroir’ único” da Serra de São Mamede e “reforçar o papel” da vitivinicultura e do enoturismo na dinamização económica e cultural daquele território, realçou a organização.
Além da componente dedicada ao vinho, em que os visitantes podem provar e adquirir ‘néctares’ dos produtores participantes, e da animação musical, vai ser criado, no parque descoberto do Convento de São Francisco, um espaço gastronómico dedicado à cozinha de autor, intitulado “Vinhos de Altitude & Chefs com Atitude”, com os cozinheiros José Júlio Vintém, Duarte Gueifão, Tânia Florentino e Luís Realinho.
A programação integra ainda uma componente técnica e formativa, destacando-se a realização do ciclo “Palestras & Conversas”, conduzida pelo sommelier Manuel Moreira, e duas mesas-redondas para abordar as temáticas do vinho e enoturismo.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, destacou hoje que “quase todos os grupos económicos” dedicados aos vinhos estão instalados neste concelho alentejano, considerando que esta estratégia quererá “dizer qualquer coisa” em relação à qualidade dos solos e das vinhas locais.
“Os vinhos e a gastronomia estão muito ligados e, neste certame, queremos conjugar as duas situações, sem esquecer que as unidades hoteleiras também beneficiam com este tipo de eventos. É um investimento para o concelho”, frisou a autarca.
Também em declarações à Lusa, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, considerou os vinhos de altitude como um conteúdo turístico que “diferencia o enoturismo e o setor em geral”, sublinhando ainda o seu potencial para crescer.
José Santos recordou ainda que a ERT é líder da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Enotur, cujo foco é o enoturismo e na qual se integra a quarta edição dos Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede.
“Os vinhos de altitude são uma aposta estratégica de valorização deste produto e, por isso, integrámos o projeto no nosso PROVERE e acreditamos que é um evento que vai crescer este ano e nos próximos, para aumentar a notoriedade do Alto Alentejo”, disse.
Além do município e da ERT do Alentejo e Ribatejo, o evento conta com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
A inauguração do certame Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede está agendada para as 18:00 do dia 05 de dezembro.
A entrada diária vai custar quatro euros, enquanto o bilhete para os dois dias da iniciativa terá um custo de seis euros.












































