Pinha mantém qualidade na Campanha 2020/2021

Pinha mantém qualidade na Campanha 2020/2021

Pelo sexto ano consecutivo a APFC implementou uma metodologia expedita de amostragem da qualidade da pinha, que aplicou em 8 locais dispersos pelo concelho de Coruche de modo a representar a totalidade da área de produção de pinha da região.

Em cada local foram colhidas aleatoriamente e nos quatro quadrantes da copa: 10 pinhas em 30 árvores (as mesmas georreferenciadas desde 2015), num total de 1.927 pinhas. Pontualmente em algumas árvores a produção deste ano não permitiu a colheita das 10 pinhas. A abertura das pinhas foi feita por imersão em água a 100ºC durante 15 minutos seguida de abertura mecânica para extração do pinhão negro (pinhão com casca) numa instalação piloto. Cada amostra foi seguidamente imersa em água fria para separação dos pinhões falidos (pinhões chochos).

O peso de pinhão negro obtido em cada local foi registado e retirada uma amostra de 2kg para abertura manual e quantificação do rendimento em miolo de pinhão. O miolo de pinhão foi escolhido, removendo-se os pinhões partidos, defeituosos ou parcialmente danificados, determinando-se assim o seu peso final. A humidade da amostra foi corrigida para 9%, valor indicativo para a comercialização do miolo de pinhão.

Em 2020/2021 o intervalo de variação aumentou variando entre um mínimo de 2.09% e um máximo de 3.32%, determinando-se um valor médio do rendimento da pinha em miolo de pinhão de 2.51%.

Nesta campanha constata-se um aumento do tamanho médio das pinhas, o que vai de encontro aos resultados da investigação que apontam para pinhas maiores em anos com precipitação primaveril, e a diminuição do rendimento médio final, com maior heterogeneidade entre os locais amostrados.

Comente este artigo
Anterior Criadores da Raça Bísara Excluídos dos Apoios de Medida Excecional e Temporária
Próximo João Carlos Mateus é o novo Presidente do Conselho Diretivo do IFAP, I.P.

Artigos relacionados

Dossiers

Ministério da Agricultura reforça os pagamentos ao regime da pequena agricultura

O Ministério da Agricultura vai aumentar os pagamentos ao Regime da Pequena Agricultura em 150 euros (passando dos 850 euros para os 1.000 euros por beneficiário) e alargar o Pagamento […]

Nacional

Incêndios: Governo da Madeira investe 2,1 ME em rede hídrica de combate

A rede hídrica de combate a incêndios florestais da Madeira, de nove quilómetros, representa um investimento de 2,1 milhões de euros e já tem 6.000 metros concluídos, anunciou hoje […]

Artigos nacionais

Plano de Economia Circular português destaca-se pelas referências a água e território

Água e solo não emergem como grandes preocupações nem nos planos da Comissão Europeia nas versões de 2015 e de 2020, nem nos planos dos países analisados, em comparação […]