Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas

Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Começa amanhã, dia 24, a 36.ª edição da Ovibeja, que se estende até domingo, dia 28 de Abril, e cujo tema central será os impactos dos fenómenos extremos do clima, as suas consequências para a agricultura e o papel dos agricultores como guardiões da biodiversidade.

Apresentação e análise de estudos, colóquios, seminários, sessões de esclarecimento, exposições, são alguns dos figurinos que vão reunir contributos de agricultores, estudantes, técnicos e especialistas nacionais e internacionais para o esclarecimento e tomada de medidas sobre esta matéria da ordem do dia.

A organização do evento, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, considera que «os homens da terra são o grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos e a desenvolver e dinamizar o espaço rural de forma sustentável». E, como acrescentam, o «empenho e o esforço dos agricultores na manutenção e salvaguarda do meio ambiente tem de, necessariamente, ser tido em conta na nova Política Agrícola Comum».

No programa – que debaterá as causas e efeitos das alterações climáticas da produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens, hortícolas – consta já uma contextualização feita por um destacado investigador português, de renome internacional, Filipe Duarte Santos. Vai falar-se ainda sobre o roteiro para a neutralidade carbónica e, por iniciativa, da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar-se o plano intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Baixo Alentejo.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Estruturas representativas dos agricultores e olivicultores reclamam objetividade
Próximo Curso de Cultivo de Cogumelos - 13 de maio - Lisboa

Artigos relacionados

Nacional

Mais de 500 bombeiros combatem chamas em Tomar. Um bombeiro ferido sem gravidade

[Fonte: Rádio Renascença]

Um incêndio florestal deflagrou este sábado, pelas 16h10, em Tomar, no distrito de Santarém, mobilizando mais de 500 bombeiros, apoiados por 147 veículos, segundo informação da Proteção Civil.
Pelas 21h47, o combate às chamas estava a ser assegurado por “507 operacionais”, […]

Últimas

Mundo precisa de reduzir 50% do CO2 nos próximos 12 anos

[Fonte: Rádio Renascença]

Doze anos, ou talvez menos. A Humanidade poderá não ter esse tempo para reverter os erros que a conduzem para o pior dos cenários das alterações climáticas. A menos que nessa dúzia de anos, consigamos reduzir 50% das emissões de gases com efeito de estufa. […]

Nacional

Com previsão de chuva é preciso tratar para prevenir o míldio

[Fonte: Voz do Campo]

O aumento de temperatura verificado nos últimos dias levou ao desenvolvimento mais rápido da Vinha, deixando desprotegidos os novos órgãos entretanto formados (pâmpanos em crescimento, novas folhas, cachos com gomos separados e até em início de floração). […]