Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas

Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Começa amanhã, dia 24, a 36.ª edição da Ovibeja, que se estende até domingo, dia 28 de Abril, e cujo tema central será os impactos dos fenómenos extremos do clima, as suas consequências para a agricultura e o papel dos agricultores como guardiões da biodiversidade.

Apresentação e análise de estudos, colóquios, seminários, sessões de esclarecimento, exposições, são alguns dos figurinos que vão reunir contributos de agricultores, estudantes, técnicos e especialistas nacionais e internacionais para o esclarecimento e tomada de medidas sobre esta matéria da ordem do dia.

A organização do evento, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, considera que «os homens da terra são o grupo profissional que está na linha da frente para a tomada de medidas que permitam continuar a produzir alimentos e a desenvolver e dinamizar o espaço rural de forma sustentável». E, como acrescentam, o «empenho e o esforço dos agricultores na manutenção e salvaguarda do meio ambiente tem de, necessariamente, ser tido em conta na nova Política Agrícola Comum».

No programa – que debaterá as causas e efeitos das alterações climáticas da produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens, hortícolas – consta já uma contextualização feita por um destacado investigador português, de renome internacional, Filipe Duarte Santos. Vai falar-se ainda sobre o roteiro para a neutralidade carbónica e, por iniciativa, da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar-se o plano intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Baixo Alentejo.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Ovibeja 2019 centrada nas alterações climáticas foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores

Anterior Estruturas representativas dos agricultores e olivicultores reclamam objetividade
Próximo Curso de Cultivo de Cogumelos - 13 de maio - Lisboa

Artigos relacionados

Últimas

Azeite Premium CAMB premiado com medalha de ouro em Nova Iorque

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Azeite Virgem Extra Premium CAMB (da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos) acabou de ser reconhecido com medalha de ouro no Concurso Internacional “World’s Best Olive Oils 2019”, que se realizou em Nova Iorque, concorrendo com mais de 900 azeites oriundos de 28 países e sendo assim considerado um dos melhores azeites do Mundo. […]

Nacional

Último Concurso de Ideias de Negócio AgriEmpreende recebeu 22 candidaturas

[Fonte: Agricultura e Mar]
O quarto e último Concurso de Ideias de Negócio do projecto AgriEmpreende recebeu 22 candidaturas. Os resultados finais serão conhecidos em breve.
Os vencedores, que recebem prémios monetários e de incubação, vão participar num programa de aceleração. No total, […]

Últimas

RefCast esclarece Vespa das Galhas do Castanheiro em Montalegre

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), em parceria com o município de Montalegre, promove no dia 2 de Maio, pelas 10h30, no salão dos Paços do Concelho, uma sessão de esclarecimento que irá abordar a problemática da Vespa das Galhas do Castanheiro. […]