Óscar Meireles, Administrador da Quinta da Lixa – Sociedade Agrícola. Lda. e do Monverde Wine Experience Hotel, é a Personalidade do Ano reconhecida pela Câmara Portuguesa do Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, numa cerimónia que terá lugar a 4 de Outubro, no Rio de Janeiro.
Com uma vasta experiência no sector dos vinhos e na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, onde soma já cerca de 50 anos de carreira dedicados à produção e comercialização de Vinhos Verdes, Óscar Meireles exerceu já várias funções de Direcção em empresas e organizações como a Associação Nacional dos Comerciantes e
Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEV) ou a Associação de Produtores Engarrafadores de Vinho Verde (APEVV), para além de cargos técnicos nas áreas de vinificação e enologia – que marcaram o seu início de carreira, antes de assumir os destinos da Quinta da Lixa, em 1986.
Um percurso marcado pelo grande envolvimento com a comunidade e pela defesa de melhores condições sociais espelha-se nas diversas funções exercidas em associações e instituições locais, seja como Director da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa (entre 1988 e 2002) ou 2º Comandante daquela corporação (entre 2002 e 2010), seja como Director da Casa do Povo de Borba de Godim (desde 2004), como Presidente da Assembleia Geral da Techscoll – Escola de Tecnologia e Gestão Industrial do Tâmega, CRL (desde 2007) ou como Secretário da Assembleia Geral da ADIRBA – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso (desde 2007), somando igualmente prémios e distinções pelo seu forte contributo.
Depois de desempenhar funções como Conselheiro Geral da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) entre 2005 e 2019, assumiu o lugar de Vogal do Comércio na Direcção da CVRVV, para o qual foi reeleito nos dois mandatos seguintes, representando o conjunto de empresas que integram o sector comerciante e engarrafador na Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
É Conselheiro da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, defendendo a consolidação dos negócios entre Portugal e o Brasil e trabalhando para promover, de forma crescente, a afirmação dos vinhos portugueses no mercado brasileiro.
Fonte: Sociedade Agrícola