Um estudo da fauna da propriedade de olival em sebe “Villa del Río”, encomendado pela Todolivo à bióloga Patricia Cosano, revela a grande diversidade de animais que este novo modelo de florestação mediterrânica gera ao seu redor.
A exploração está localizada na Campiña Alta de Córdova e é composta por 161 ha, dos quais 61 estão plantados em sebe, e os restantes cem estão em olival de copa, que é a cultura que abunda nesta área e nos municípios adjacentes. Apesar de o olival em sebe representar uma ilha num mar de oliveiras, curiosamente, esta plantação é a que concentra mais animais à sua volta.
As extensas fileiras de oliveiras que compõem esta nova florestação mediterrânica atraem inúmeras espécies de animais que se encontram em habitat ideal para se refugiar, comer e/ou reproduzir.
Para o estudo, foi utilizado o método científico dos transectos lineares para a contagem visual das diferentes espécies, além de armadilhas fotográficas, análise de pegadas e excrementos.
Após a meticulosa amostragem realizada no olival em sebe desta exploração, foram contados numerosos animais, entre eles vários espécimes de lince ibérico, uma multidão de coelhos, raposas, javalis, texugos, mangustos, cabras montesas, tordos ou pegas.
Para ver a reportagem completa, bem como a emocionante história do encontro surpreendente com o lince ibérico, clique neste link.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.