Oleiros aprova plano operacional municipal contra incêndios

Oleiros aprova plano operacional municipal contra incêndios

O município de Oleiros aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal no âmbito do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) para este ano.

“O plano foi aprovado por unanimidade e visa, essencialmente, a recolha e levantamento da máxima informação disponível, no que diz respeito aos meios envolvidos diretamente na DFCI, como por exemplo a rede de pontos de água, máquinas de rastos, bombeiros, sistema de apoio à decisão, entre outros”, refere, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.

O objetivo é o de que estes meios, sempre que necessários, estejam previamente disponíveis de forma a atuar o mais precocemente possível.

O Plano Operacional Municipal (POM), apresentado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi elaborado na íntegra pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara de Oleiros.

A autarquia adianta ainda que foi feita uma análise da nova legislação no âmbito da DFCI, onde se inclui o novo papel da Comissão Municipal DFCI na emissão do parecer vinculativo no que diz respeito à aprovação dos licenciamentos para novas edificações em espaço rural, onde se acrescentam três novas entidades, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).

Fonte: Sapo.pt

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Servagronis passa a representar FMC Agricultural Solutions
Próximo 1694 concessões em 10 anos. “Nunca seremos um grande produtor de patentes”

Artigos relacionados

Sugeridas

Agricultores afetados pelos incêndios de 15 Outubro começam hoje a receber 41,5 Milhões de Euros

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural procede hoje ao pagamento de 37,68 milhões de euros a 14.542 agricultores, que apresentaram declarações de prejuízos entre 1.054 e 5.000 euros, na sequência dos incêndios de 15 de outubro.

Notícias mercados

Produção de azeitona para azeite será das maiores “dos últimos 80 anos”

Previsões agrícolas do INE apontam para que a campanha de 2019 atinja 907 mil toneladas de azeitona para a produção de azeite. Azeitona de […]

Dossiers

Alfinete destrói seara de Milho

A sanidade de uma cultura, depende do equilíbrio ambiental no espaço onde as plantas se desenvolvem. Normalmente numa seara de Milho temos […]