O município de Oleiros aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal no âmbito do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) para este ano.
“O plano foi aprovado por unanimidade e visa, essencialmente, a recolha e levantamento da máxima informação disponível, no que diz respeito aos meios envolvidos diretamente na DFCI, como por exemplo a rede de pontos de água, máquinas de rastos, bombeiros, sistema de apoio à decisão, entre outros”, refere, em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco.
O objetivo é o de que estes meios, sempre que necessários, estejam previamente disponíveis de forma a atuar o mais precocemente possível.
O Plano Operacional Municipal (POM), apresentado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi elaborado na íntegra pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara de Oleiros.
A autarquia adianta ainda que foi feita uma análise da nova legislação no âmbito da DFCI, onde se inclui o novo papel da Comissão Municipal DFCI na emissão do parecer vinculativo no que diz respeito à aprovação dos licenciamentos para novas edificações em espaço rural, onde se acrescentam três novas entidades, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).
Fonte: Sapo.pt