A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA 23) decorre entre 3 e 11 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e o tema da próxima edição estará centrado no produto carismático que é o ovo e em toda a importância que ele representa não só para o setor agrícola, mas também na cultura gastronómica e hábitos alimentares dos portugueses.
Em paralelo, estarão em destaque os diversos produtos enquadrados na categoria dos tão falados superalimentos, dos quais o ovo é parte integrante. Colocaremos também a descoberto a vastidão e riqueza indiscutível da produção nacional, além de proporcionar a interação, o contacto e potenciar os negócios entre os vários intervenientes do sector.
A FNA 23 contará com grande cobertura mediática, sendo o local indicado para o debate, não só do tema central desta edição da feira, mas também das principais questões agrícolas do momento.
Eduardo Oliveira e Sousa
Presidente do CNEMA
Todos os anos, a Feira Nacional da Agricultura tem um tema diferente. Quer revelar-nos um pouco do tema da edição de 2023?
A Feira Nacional da Agricultura é a maior e mais emblemática feira de Agricultura do País, e é uma feira que traz todos os anos um tema relacionado com a importância da alimentação. O ovo é o alimento mais comum na alimentação dos humanos no mundo inteiro, e por isso lhe chamamos um Superalimento.
Não significa que a feira vá ser exclusivamente dedicada ao ovo. É a Feira Nacional da Agricultura, uma feira que traz elementos de tradição, traz a grande evolução tecnológica do setor, colóquios temáticos, traz as novidades da maquinaria, mas também tem ações de prazer, como sejam os concertos, as tradições, e em particular as tradições do Ribatejo, porque a Feira Nacional da Agricultura é também a Feira do Ribatejo, é a festa da agricultura, no centro do país.
Todas as pessoas são bem-vindas a Santarém, entre 3 e 11 de junho. Venham a Santarém, venham à Feira Nacional de Agricultura, tragam a família, vão passar um bom bocado, um bom momento lúdico, vão comer bem, vão divertir-se e vão ver grandes novidades. A Feira Nacional da Agricultura é o emblema nacional da agricultura em Portugal.
Esse “emblema nacional da agricultura” a que se refere, que mostra um sector muito dinâmico e modernizado, tem também espaço para as tradições que fazem deste certame o mais importante do país?
A Feira Nacional da Agricultura é simultaneamente a Feira do Ribatejo, e o Ribatejo é carregado de tradições relacionadas com o mundo rural. Em primeiro lugar é a terra dos campinos, a terra dos toiros. Mas é muito mais do que isso. É a terra do vinho, é a terra do tomate, a terra do melão e a terra do bom pão. É também a terra do bom peixe de rio, como o sável ou a fataça. É a terra de um mundo rural vivo e dinâmico.
Por isso, é fundamental que as pessoas tragam as crianças à Feira do Ribatejo. A Feira do Ribatejo é onde as crianças percebem o valor da tradição, o valor do mundo rural enquanto projeto de vida, e é o sinónimo de que a agricultura pode ser o centro da nossa atividade.
As corridas de toiros são uma das tradições mais associadas à Feira do Ribatejo! Este ano mantém-se a tradição de realizar grandes touradas?
A Feira do Ribatejo é um sinónimo de tradição associada também ao touro bravo, ou aos cavalos. Os toiros significam agricultura; sem casas agrícolas, sem atividade no mundo rural, os toiros passariam à extinção rapidamente. Associado aos toiros, temos as corridas de toiros, as touradas, temos os toureiros, os forcados, as famílias de agricultores que giram em volta da tauromaquia, das ganadarias e das coudelarias. Ora, este ano, a Feira do Ribatejo, coincidente com a Feira Nacional de Agricultura, traz-nos mais uma edição da Corrida dos Agricultores, a Corrida da CAP. A Corrida dos Agricultores vai ser um concurso de ganadarias, em particular do Ribatejo. Por isso, mais importante do que nas últimas corridas toiros, é fundamental virem ao Ribatejo, virem a Santarém logo no primeiro fim de semana da Feira Nacional de Agricultura, participar e estarem presentes na corrida dos agricultores. Tragam a família. Somos uma grande Família.
Luís Mira
Administrador do CNEMA
No seguimento do que tem sido desenvolvido nas edições anteriores, qual é o grande tema da Feira Nacional da Agricultura em 2023?
A Feira Nacional da Agricultura vai ter como tema, em 2023, o ovo. Entre os superalimentos que hoje existem, o conhecimento científico, a preocupação que os consumidores têm na alimentação, a necessidade de termos uma vida saudável, levou a que colocássemos como tema o ovo, como um dos superalimentos que existem à nossa disposição.
Vai ser uma feira com uma grande participação ao nível deste setor, mas também de equipamentos, de maquinaria, de discussão sobre os temas mais relevantes para o sector agrícola, e com muita animação.
A nível da organização do espaço dentro da FNA23, há novidades relevantes?
Relativamente aos espaços de diversão, vamos colocá-los numa zona em que eles têm vida própria, em que é possível as pessoas permanecerem aí sem haver interferência com outro tipo de atividades.
É uma experiência, e esperamos que o público goste desta nova localização para o palco, para os carroceis e para tudo aquilo que é diversão noturna.
Além disso, a discussão dos assuntos mais relevantes para o setor, como sempre, terão palco aqui em junho, na Feira Nacional de Agricultura. Não deixe de nos visitar. Temos alterações ao nível da animação, mas também algumas alterações na forma como a feira está organizada. Vai gostar. Não deixe de visitar a feira aqui em Santarém, no CNEMA.