Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 17 de setembro

    GNR

    Operação “Dionísio” previne a introdução ilegal de vinho no mercado português

    Incêndios: Falta de alimento leva lobos a atacar rebanhos perto das populações

    O amor e o coração na produção de ecoblocos

    A Fertiprado e os cocktails de microorganismos

    trator verde céu

    As categorias e o processo do prémio

    Novas políticas europeias e gestão inovadora das políticas públicas

    Há dependência externa em produtos essenciais

    árvores floresta por do sol

    A celebração da agricultura e da floresta

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    azeitonas em oliveira

    Cotações – Azeite e Azeitona – 8 a 14 de setembro de 2025

    16/09/2025
    árvores floresta por do sol

    A celebração da agricultura e da floresta

    16/09/2025

    Preços agrícolas na UE sobem 5,6% no segundo trimestre

    16/09/2025

    Quais os impactos da retirada de fitofármacos na agricultura portuguesa?

    16/09/2025

    Mestrado em Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural com candidaturas abertas em fase suplementar

    16/09/2025

    Estudo da UC conclui que atuar cedo sobre pequenas populações de acácias é essencial para travar o seu avanço

    16/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    assembleia da republica logo

    Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 17 de setembro

    GNR

    Operação “Dionísio” previne a introdução ilegal de vinho no mercado português

    Incêndios: Falta de alimento leva lobos a atacar rebanhos perto das populações

    O amor e o coração na produção de ecoblocos

    A Fertiprado e os cocktails de microorganismos

    trator verde céu

    As categorias e o processo do prémio

    Novas políticas europeias e gestão inovadora das políticas públicas

    Há dependência externa em produtos essenciais

    árvores floresta por do sol

    A celebração da agricultura e da floresta

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    azeitonas em oliveira

    Cotações – Azeite e Azeitona – 8 a 14 de setembro de 2025

    16/09/2025
    árvores floresta por do sol

    A celebração da agricultura e da floresta

    16/09/2025

    Preços agrícolas na UE sobem 5,6% no segundo trimestre

    16/09/2025

    Quais os impactos da retirada de fitofármacos na agricultura portuguesa?

    16/09/2025

    Mestrado em Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural com candidaturas abertas em fase suplementar

    16/09/2025

    Estudo da UC conclui que atuar cedo sobre pequenas populações de acácias é essencial para travar o seu avanço

    16/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Manuel Cardoso

O ângulo morto do vinho em Portugal

por Manuel Cardoso
21-08-2022 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Há quem prefira não o considerar na verdadeira amplitude e há quem o ignore liminarmente. Implícita ou explicitamente, temo-lo referido nos nossos artigos e intervenções, suscitando, sabemo-lo, sorrisos condescendentes dos que se acham sumidades catedráticas destes assuntos. Vimos insistir num momento em que o tema merece mais atenção do que nunca: há que olhar com atenção, muita atenção, para a necessidade de incutir beber-se vinho aos jovens que, atingindo a idade legal de o poderem fazer, normalmente o relegam para um segundo plano (ou para plano nenhum!…) em relação aos shots e às cervejas. Esses jovens são o ângulo morto do não-consumo do vinho em Portugal.

Há muitos estudos e opiniões – referimo-nos aos bons estudos e às boas opiniões – sobre identificação de hábitos e preferências por faixas etárias e sobre o comportamento, atitudes e percepção em relação ao vinho. Cada geração tem os seus valores específicos e um diferente perfil de consumo de álcool. Normalmente despertado numa primeira experiência que fez um clic de prazer e transmitiu confiança, o interesse no consumo ao longo da vida vai evoluindo com a maturidade, e a idade vai modulando gostos e estilos.

Ora, as gerações mais novas, com mais acesso a informação, aderentes a causas, têm sido sucessivamente atingidas por um marketing muito eficaz por parte das cervejas e doutras bebidas, que se oferecem em prêt-à-porter e em todo o lado, quer seja ambiente de trabalho, de lazer, de festa, de viagem ou de comemoração. Se fizermos um círculo nos grupos que, em cada um destes ambientes, estiverem os jovens, veremos que não será vinho o que se encontra nos seus copos. O que não deve ser aceitável por parte das marcas de vinho e de quem nelas toma decisões de marketing. Independentemente dos valores de cada geração, a afirmação do vinho como valor cultural do nosso país e como valor alimentar saudável da dieta mediterrânica deve ser o pano de bandeira na qual se inscrevam os demais argumentos a favor do seu consumo.

As diferenças de gerações têm de ser consideradas no momento de se idealizar o marketing e as campanhas de promoção. No momento de se definir a pedagogia própria para cada público-alvo. Tendo como fio condutor aquele que estabelece uma relação de pertença com o grupo dos que apreciamos, valorizamos e bebemos vinhos. Na mesma equação têm de ser colocadas os vários graus das preocupações com a saúde, com a vontade de menos ou mais álcool, com os problemas legais (as taxas de alcoolémia ao volante, por exemplo), com a argumentação totalitária das campanhas anti-álcool, e, como incógnitas mas calculáveis, toda a vontade de estar associado a um sector amigo do ambiente, que combate o despovoamento e promove o povoamento do interior do país, que pratica uma agricultura anti-incêndios, que conserva a natureza e a biodiversidade, o solo e os recursos hídricos e que mantém a paisagem. Demonstrar que beber vinho não é só uma atitude de prazer, mas de inteligência, de sintonia com a história e a cultura de Portugal. Com a ecologia de Portugal. Em embalagens apelativas para os mais novos e coerentes com estes valores.

Numa determinada fase e numa determinada época, o slogan “Beber vinho é dar de comer a milhões de portugueses” teve sucesso por dar resposta a problemas de renovação dos vinhedos, de colocação de mão de obra, de carências alimentares calóricas graves da população, de fazer circular dinheiro e de necessidade de aumento das nossas exportações. Estamos longe desses tempos de há quase um século, em que urgia dar resposta pronta à crise da nossa Primeira República e à crise mundial de 1929, a Grande Depressão. Mas podemos perfeitamente alinhar argumentos actuais, os de que “Beber vinho é salvar o planeta”. Porque até, é. Poderá ser, se for bebido, sobretudo se o começar a ser pela geração que terá de o salvar, a geração que hoje em dia está num ângulo morto para quem deve promover o consumo de vinho em Portugal!

Nota: os bons estudos e as boas opiniões que acima referimos estão disponíveis na net. Há os da Wine Intelligence e os de universidades e institutos, além de algumas opiniões, excelentes, emitidas nas nossas revistas do sector. É pena que num tema destes, de muitos milhões de euros de valor, haja tantos com opiniões de treinadores de bancada. Compreende-se. Ler e estudar artigos e escrever sobre isso dá trabalho. Tal como dará trabalho penetrar nos segmentos da população que o não faz e que gostaríamos de trazer para o mundo dos consumidores de vinho. A afirmação de que “Beber vinho é salvar o planeta!” não é gratuita (se, em diversas línguas, se colocarem estas palavras num motor de busca na net, o resultado é surpreendente!). É sustentável. Desde logo, porque Portugal é um bom exemplo. E depois, pelos argumentos que estão em muitos desses bons estudos. É lê-los e estudá-los, quem duvide.       

Manuel Cardoso

Consultor e escritor, ex Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, 2011-2018; ex Vice-Presidente do IVV, 2019-2021.

Futuros dos Vinhos em Portugal – Manuel Cardoso

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Los corderos pequeños recogen las mayores subidas de los últimos meses

Próxima Publicação

Precios disparados en el porcino de capa blanca

Artigos Relacionados

assembleia da republica logo
Últimas

Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 17 de setembro

16/09/2025
Últimas

Webinar de Fitossanidade e Inovação Agrícola com o INIAV

16/09/2025
Últimas

Doutorando do INIAV/ISA e equipa portuguesa conquistam prémios no 1º Concurso Europeu de Classificação de Solos

16/09/2025
Próxima Publicação

Precios disparados en el porcino de capa blanca

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

assembleia da republica logo

Reunião da Comissão de Agricultura e Pescas – 17 de setembro

16/09/2025
GNR

Operação “Dionísio” previne a introdução ilegal de vinho no mercado português

16/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.