A The Navigator Company foi distinguida com quatro Prémios Lusófonos da Criatividade, o Festival Internacional de Criatividade destinado a premiar, homenagear e debater os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa, que vai na XI edição. Os projetos “Produtores Florestais” e “Dá a mão à Floresta”, bem como os Relatórios e a estratégia de sustentabilidade arrecadaram distinções nas categorias de “Responsabilidade Social nas Redes Sociais”, “Branded Content nas Redes Sociais”, “Ambiente e Sustentabilidade” e “Design Editorial”.
A atribuição destes prémios é o reconhecimento do compromisso da Companhia em partilhar com a sociedade o seu saber, experiência e recursos na busca de um futuro melhor. Esta ambição está inscrita no propósito corporativo da Navigator de que “são as pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta que nos inspiram e nos movem”, posicionamento que envolve a partilha de valor com a sociedade e o compromisso de, através dos seus negócios, gerar um impacto positivo nas pessoas e no planeta.
O propósito da Empresa engloba igualmente a criação de valor – empresarial, comercial, financeiro, ambiental, social –, traduzindo tudo o que a Companhia valoriza na sua atuação: a floresta, multiplicando a criação de oportunidades ao longo da cadeia de valor; o talento das suas equipas, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento; a inovação e a produção de conhecimento científico, dando origem a produtos e soluções sustentáveis naturais, recicláveis e biodegradáveis; e os seus compromissos de sustentabilidade, assumindo um papel ativo na economia de baixo carbono, seja através da gestão sustentável das suas florestas, do investimento em fontes de energia renováveis ou da aposta na bioeconomia de base florestal.
Na categoria de social media (“Branded Content nas Redes Sociais” e “Responsabilidade Social nas Redes Sociais), o prémio Bronze foi atribuído à comunidade “Produtores Florestais”, exemplo da relação de proximidade da Empresa com o mundo rural e que assenta na partilha de conhecimento e na ação pedagógica em torno dos valores da gestão florestal sustentável, da produtividade e da certificação. Esta partilha de conhecimento é feita através da área florestal da The Navigator Company e dos seus parceiros, bem como da revista e website https://produtoresflorestais.pt/.
Também o “Dá a mão à floresta”, projeto de Responsabilidade Social e Ambiental da The Navigator Company com carácter lúdico-pedagógico, dedicado a crianças dos 4 aos 10 anos, conquistou o Bronze na categoria “Ambiente e Sustentabilidade”. Este projeto tem vindo a crescer de ano para ano, contribuindo para a educação ambiental de cada vez mais crianças e colocando-as em contacto com o maravilhoso mundo da floresta.
Por sua vez, os relatórios da Companhia (Contas & Sustentabilidade) foram distinguidos com o prémio Prata na categoria “Design Editorial”. “Valorizar faz parte de nós” foi o mote das edições referentes ao exercício 2022. Este conceito inspira o propósito e a razão de ser da Navigator, representando um pilar essencial da sua estratégia de negócio responsável e o caminho que a Empresa escolheu, colocando as pessoas no centro da sua atividade.
Desde há vários anos que a Navigator é uma das empresas que mais se destaca na valorização do papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil e linear para um modelo de bioeconomia circular de base florestal. A Companhia tem sido responsável por gerar valor ambiental, desde logo, através desta gestão ativa e profissional das suas florestas plantadas, em cerca de 106.000 hectares por todo o país, mas a sua atividade florestal induz igualmente um elevado valor económico e social.
A Empresa representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em todo o país, numa cadeia de valor que impacta a vida de milhares de pessoas. Mais de 92% dos produtos do Grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino 130 países, nos 5 continentes, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas.
Fonte: The Navigator Company