As vendas de papel UWF e Packaging da The Navigator Company aumentaram 15% face ao 3.º trimestre de 2024, totalizando 316 mil toneladas, em linha com o trimestre anterior, não obstante a forte sazonalidade que caracterizou este trimestre. Este desempenho reflete a solidez da procura pelos produtos da Navigator e o sucesso da estratégia de diversificação, num contexto global marcado por forte instabilidade macroeconómica e comercial e, ainda, pela redução de preços nos mercados internacionais.
A diversificação do negócio e a inovação em novos produtos permanecem como pilares estratégicos. O Tissue e o Packaging – que registou o melhor trimestre de sempre, desde o máximo alcançado em 2022, ano excecional de procura – continuam a revelar elevado potencial de crescimento, representando já perto de 30% do volume de negócios e do EBITDA, contribuindo para reduzir a pressão sobre os resultados num contexto de queda de preços de Pasta e Papel.
A Navigator registou um EBITDA de € 300 milhões nos primeiros nove meses (vs. € 431 milhões no período homólogo) com uma margem EBITDA de 20,2%. O volume de negócios totalizou € 1.489 milhões e o resultado líquido ascendeu a € 118 milhões.
Os primeiros 9 meses de 2025 decorreram num contexto internacional de forte abrandamento económico e elevada volatilidade, condicionado pelos conflitos no Médio Oriente e na Europa de Leste, pelo reforço das políticas protecionistas e pela instabilidade política em várias economias desenvolvidas. O trimestre foi particularmente afetado pela pressão sobre os custos de energia, decorrente da subida e volatilidade dos indexantes de mercado, com impactos indiretos nos custos de produtos químicos, logística e materiais de embalagem, e pela correção acentuada dos preços da pasta na China após abril. O enquadramento agravou-se ainda com a entrada em vigor da 2.ª fase do Sistema de Comércio de Emissões (ETS) no transporte marítimo e pela incerteza associada à introdução de novas tarifas aduaneiras, fatores que acentuaram a volatilidade dos preços dos fretes e a pressão sobre as cadeias de abastecimento globais.
Não obstante o aumento dos preços da energia e dos químicos, ao longo do ano a empresa tem vindo a conseguir com sucesso a redução dos seus cash costs. No final do 3º trimestre os cash costs da pasta de celulose e da produção de tissue atingiram o segundo valor mais baixo desde meados de 2021, com os cash costs da produção de papel a seguirem a mesma tendência.
A redução da disponibilidade de madeira nacional tem exercido pressão sobre a produção industrial, levando à paragem temporária da unidade de pasta de Aveiro. Perante este contexto, a Navigator tem vindo a alargar e diversificar a sua base de fornecimento de madeira, com o objetivo de assegurar a continuidade operacional, reforçar a competitividade e mitigar o impacto da escassez de matéria-prima nacional. Esta estratégia, centrada na diversificação geográfica dos fornecedores e na otimização da cadeia de abastecimento, visa aumentar a resiliência industrial e abrir novas oportunidades comerciais.
Neste enquadramento, a Navigator conseguiu preservar a competitividade e reforçar a sua posição nos mercados globais, beneficiando da diversificação geográfica e da ampla presença internacional, que permitiram crescer em volume em todos os negócios papeleiros e aumentar a quota de mercado. A Empresa mantém um foco contínuo na excelência operacional, com programas em curso de otimização e redução de custos variáveis, já refletidos numa trajetória sustentada de diminuição dos custos de produção, apesar do impacto temporário das rubricas de energia e produtos químicos, cujo efeito tende a diluir-se. Ao nível dos custos fixos, prossegue a estratégia de controlo e racionalização, estabilizando os valores face a 2024 (em base comparável e excluindo não recorrentes) e identificando oportunidades para reduções estruturais futuras.
Navigator cresce em contraciclo com o setor de papel de impressão e escrita
Nos nove meses de 2025, a Navigator aumentou a sua quota de mercado nas entregas totais em +1,2 pontos percentuais face ao período homólogo, alcançando cerca de 26%. Este crescimento foi impulsionado pelo forte desempenho nos mercados internacionais (+6pp YoY), enquanto a quota nos mercados europeus se manteve estável em mais de 18%.
A entrada de encomendas de UWF da indústria europeia, nos primeiros nove meses, caiu 2% face ao período homólogo (-5pp na Europa e +14pp nos mercados internacionais). Esta retração observada resulta da incerteza no mercado, que tem levado os clientes a adiar as suas decisões de compra. A Navigator em contraciclo assistiu a um aumento de 12% (+6% na Europa e 23% nos mercados internacionais) na entrada de encomendas de cliente, face ao ano passado, que permitiu reposicionar os níveis da carteira de encomendas em valores mais confortáveis.
As vendas de papel UWF e de Packaging da Navigator totalizaram 959 mil toneladas nos primeiros nove meses, um ligeiro aumento de 1% face ao período homólogo, e em valor registou uma redução de 7% no mesmo período.
A operating rate (taxa de utilização média, medida como entregas sobre capacidade instalada) da Navigator atingiu 87% nos primeiros nove meses do ano (+7pp face ao período homólogo), enquanto a indústria registou uma ligeira recuperação, passando de 80% para 81% (+1pp face ao mesmo período de 2024).
Estes resultados foram obtidos numa altura em que a procura aparente global de todos os papéis de Impressão e Escrita, até agosto, apresentou uma redução de 2,7%, com o papel UWF a manter-se a grade mais resiliente, com um decréscimo de 1,6% comparando com papéis revestidos (Coated Woodfree – CWF) a recuar 5,1%.
Mercado da pasta dá sinais de inversão de ciclo
O mercado da pasta começa também a dar sinais de estabilização após o ponto mais baixo do ciclo de preços.
O índice de referência de pasta de fibra curta (hardwood) – PIX BHKP em dólares, na Europa – após atingir o mínimo de 1.000 $/t no início do ano, recuperou até 1.218 $/t em abril (+16%), mas o movimento foi revertido nos meses seguintes, regressando aos 1.000 $/t em agosto, onde se manteve estável até ao final de setembro.
Na China, após atingir o mínimo de 544 $/t na primeira semana de 2025, o preço da pasta de fibra curta inverteu a tendência e atingiu um pico de 601 $/t no início de abril (+10%), impulsionado por restrições na oferta e aumento da atividade. A partir de abril assistiu-se a uma correção acentuada até agosto. No final do trimestre, os preços recuperaram ligeiramente para os 513 $/t, com a procura acumulada a crescer 12% face a 2024, sustentada pela reposição de stocks e pela retoma do mercado interno.
Não obstante, a procura global por pasta de fibra curta registou um crescimento homólogo (até agosto) de 8%, com a China continua a afirmar-se como motor de crescimento. A procura global por pasta de eucalipto (EUCA) foi a que mais cresceu.
As vendas de pasta da Navigator totalizaram 258 mil toneladas, registando uma redução de 7% face ao período homólogo, por menor produção de pasta agravado pelo incêndio ocorrido em Setúbal no mês de julho (25 mil toneladas). O valor das vendas reduziu 24% face ao período homólogo, resultado da quebra de preços verificada.
Tissue cresce 14% e ganha escala com integração internacional e portefólio inovador
Durante os primeiros 9 meses, o volume de vendas de Tissue da Navigator (produto acabado e bobines) atingiu 177 mil toneladas, registando um aumento de 14% face ao período homólogo. O valor das vendas apresentou um crescimento de 17% face ao mesmo período do ano passado.
Para o crescimento homólogo contribuiu a integração do negócio da Navigator Tissue UK, concretizado em maio de 2024, que para além de potenciar a extensão da gama e o crescimento de vendas, alargou também a base de clientes e gerou ganhos em sinergias de integração.
As vendas internacionais no negócio Tissue representaram, neste período, um peso de 80% do volume de vendas (vs. 54% em 2022, antes da integração da Tissue Ejea e Tissue UK), sendo os mercados mais representativos o mercado inglês, com 35% do total de vendas, o espanhol, com 30% do total de vendas, e o francês, com peso de 14% das vendas. Nos últimos dois anos, as aquisições de novas unidades em Espanha e no Reino Unido permitiram equilibrar o mix geográfico, oferecendo mais resiliência ao negócio de Tissue da Navigator. Por outro lado, o produto acabado representou 98% e as bobinas 2% das vendas totais. No que diz respeito à estratificação por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 83% das vendas, sendo que o segmento Away from Home (grossistas – canal Horeca e escritórios) representam os restantes 17%
Packaging cresce 7% e ganha escala europeia com reconversão da PM3 em Setúbal
Neste segmento, as vendas da Navigator registaram um crescimento em relação ao período homólogo de 7% nos primeiros 9 meses, motivado por uma melhoria no preço de 1% e com um aumento de volume de 7%, com um aumento de 10% em área vendida de papel, fruto da maior penetração em segmentos de gramagens baixas. O segmento de Packaging apresentou uma boa dinâmica, com crescimento simultâneo de vendas e preços, registando um aumento de 10% no volume vendido em toneladas face ao trimestre homólogo, confirmando a tendência positiva e o reforço da competitividade da Navigator nesta área.
O projeto da reconversão da máquina de papel PM3 de Setúbal anunciado em maio permitirá à Navigator responder de forma ágil e eficiente às crescentes exigências do mercado de embalagem flexível, com taxas de crescimento estimadas entre 2,5% e 3% até 2035.
Com este investimento a Navigator reposiciona uma máquina que na produção de papel UWF estava no 3º quartil de competitividade, para uma máquina que na produção de embalagem flexível está nos primeiros lugares do 1º quartil de competitividade deste mercado. A máquina tem flexibilidade para operar com pasta branqueada ou não branqueada, sendo o seu posicionamento na curva de custos bastante competitivo em ambos os segmentos.
Com esta alteração, a Navigator passará a ser o 4º maior produtor europeu de papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, consolidando estrategicamente a sua presença num segmento com forte crescimento da procura. Na busca contínua de aumentar a flexibilidade dos seus ativos, esta reconversão foi pensada de modo a permitir, caso venha a ser necessário, continuar a produção de várias grades de papel de UWF nesta máquina.
Gestão Financeira Sustentável
A Navigator mantém uma posição financeira sólida, com um rácio de dívida líquida remunerada/EBITDA de 1,85x no final dos primeiros 9 meses de 2025, um dos mais baixos do setor.
A geração de cash flow livre nos primeiros nove meses de 2025 foi de cerca de € 23 milhões (vs. cerca de – € 3 milhões no período homólogo). De referir que embora o período homólogo reflita o investimento na aquisição da agora denominada Navigator Tissue UK, ambos os períodos são marcados por um elevado nível de Capex, superior a € 150 milhões.
Ao longo dos primeiros nove meses do ano foi reembolsada dívida no montante de € 394 milhões, da qual € 275 milhões foram reembolsos antecipados, com o duplo objetivo de aumentar a maturidade média da dívida e de aumentar o peso de dívida de cariz sustentável.
O volume de investimentos ascendeu, até setembro, a € 160 milhões (vs. € 151 milhões no período homólogo), dos quais cerca de € 97 milhões dizem respeito a investimentos em matérias ambientais ou de cariz sustentável criadoras de valor, cerca de 61% do investimento total.
Entre os investimentos destacam-se a nova Caldeira de Recuperação Química de alta tecnologia no complexo industrial de Setúbal, já em funcionamento, que, para além da melhoria de desempenho operacional, também a área ambiental terá resultados positivos, nomeadamente pela redução da emissão de gases odorosos que serão queimados neste equipamento, e, também, a linha de deslenhificação por oxigénio em Setúbal, com arranque previsto para abril de 2026, que vai permitir reduzir o consumo de químicos na fase de branqueamento da pasta e melhorar a qualidade do efluente daquela unidade fabril.
Adicionalmente, congratulamo-nos com a aprovação pela Comissão Europeia do reforço do apoio aos custos indiretos de CO₂, em Portugal, através do Fundo Ambiental, embora este auxílio se mantenha muito inferior ao que é praticado noutros Estados-Membros, o que prejudica seriamente a competitividade internacional dos exportadores portugueses.
Resiliência e adaptação sustentam a visão da Navigator para um crescimento equilibrado e sustentável
A atividade económica global mostra sinais de resiliência, com menor incerteza e projeções de crescimento mais favoráveis, melhorando as perspetivas de curto prazo. Contudo, persistem riscos relevantes, designadamente as tensões geopolíticas, possíveis ruturas nas cadeias de abastecimento e vulnerabilidades financeiras associadas à deterioração das contas públicas e à instabilidade institucional em várias economias.
O mercado global de pasta deverá continuar fortemente influenciado pela dinâmica chinesa, sustentada pelo crescimento do consumo interno e pela expansão significativa da capacidade produtiva. Esta evolução tem exercido pressão sobre os preços internacionais e alterado fluxos comerciais, reforçando a influência da China no equilíbrio global.
No segmento de papel de impressão e escrita, o contexto global mantém-se desafiante, condicionado pela tendência estrutural de declínio do consumo e pela desaceleração económica nas principais geografias.
Com o objetivo de reforçar a eficiência operacional e a competitividade do negócio de Tissue no Reino Unido, a Navigator lançou um plano de consolidação das operações de rolos Tissue (higiénico e de cozinha) em duas regiões estratégicas: Leyland e Leicester. A escolha destes dois polos permite otimizar o fornecimento às regiões Norte e Sul de Inglaterra, assegurando maior proximidade aos principais centros de consumo e uma melhor cobertura logística do mercado britânico. O novo modelo, que reduz o número total de localizações de seis para duas, integra capacidade fabril e de armazenagem num sistema mais ágil e eficiente, preparado para aumentar a escala, reduzir custos fixos e melhorar a fluidez da cadeia de abastecimento.
No segmento de Packaging, o projeto da reconversão da máquina de papel PM3 anunciado em maio, localizada na fábrica integrada de pasta e papel de Setúbal, está a avançar conforme o previsto. Com esta reconversão, a Navigator passará a ser o 4º maior produtor europeu de papéis de embalagem flexível de baixas gramagens, consolidando estrategicamente a sua presença num segmento com forte crescimento da procura.
A agilidade e flexibilidade das equipas da Navigator, na gestão integrada de todas as operações, desde a floresta até aos mercados, passando pelas diversas unidades industriais do grupo, bem como a sólida posição financeira da empresa, reforçam a capacidade da empresa para enfrentar os desafios do presente e preparar o futuro com confiança. Acreditamos que todos estes fatores, em conjunto com o desenvolvimento contínuo e focado na diversificação da base de atividades do grupo, continuarão a fortalecer a resiliência e a sustentabilidade do nosso modelo de negócio.
Fonte: The Navigator Company