A Naturtejo, entidade que gere o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, manifestou hoje oposição aos projetos das centrais solares Sophia e da Beira.
“Esta posição fundamenta-se na ausência de garantias quanto ao cumprimento dos compromissos internacionais assumidos por Portugal para a proteção do ambiente, do património e da paisagem”, sublinhou a Naturtejo, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Além disso, salientou a inexistência de estudos sobre os impactes cumulativos dos projetos de energias renováveis na região e a falta de um plano de desenvolvimento socioeconómico sustentável que assegure o equilíbrio territorial.
O projeto da central fotovoltaica da Beira contempla a instalação de 425.600 módulos fotovoltaicos, com uma potência total de 266 Megawatt (MW), numa área de 524,4 hectares dos concelhos de Castelo Branco (Monforte da Beira, Malpica do Tejo, Benquerenças, União das Freguesias de Escalos de Baixo e Mata e Castelo Branco) e em Idanha-a-Nova (Ladoeiro e União das Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes).
Já a central solar fotovoltaica Sophia abrange os municípios do Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor, no distrito de Castelo Branco, e representa um investimento que ronda os 590 milhões de euros, para uma capacidade instalada de 867 MWp (Megawatt pico).
Trata-se de um projeto com 390 hectares de área ocupada por módulos fotovoltaicos, 435 hectares considerando todas as infraestruturas, e um total de 1.734 hectares de área vedada.
A Naturtejo reafirmou como prioridade “a proteção do património natural e geológico, bem como a promoção do turismo e do desenvolvimento sustentável, reservando-se o direito de regressar a este assunto sempre que o entender”.
Neste âmbito, emitiu pareceres desfavoráveis relativamente aos projetos das centrais fotovoltaicas Sophia e da Beira.
A Naturtejo é a entidade que gere e promove o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, que inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.











































