Nova ferramenta de monitorização e análise de dados sobre o setor que agrega informação proveniente de várias fontes, visa conhecer e dar a conhecer o regadio, promovendo a partilha de informação fiável, atualizada e acessível a regantes, investigadores, decisores e ao público em geral.
A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal anunciou na sua XVI Jornada, no dia 6 de novembro, no LNEC (Lisboa), o lançamento do Observatório do Regadio. Trata-se de uma plataforma pioneira desenvolvida em parceria com o COTR – Centro de Competências para o Regadio Nacional, com o apoio técnico da Consulai. Esta nova ferramenta digital, construída em Power BI, vem responder a uma lacuna histórica: a falta de acesso centralizado e transparente a dados fiáveis sobre o regadio em Portugal.
Conhecer e dar a conhecer o regadio português
O Observatório do Regadio reúne, pela primeira vez, dados oficiais dispersos por várias fontes, nomeadamente do INE, IFAP e DGADR, disponibilizando-os num único espaço online, de fácil consulta e visualização.
O objetivo é claro: conhecer e dar a conhecer o regadio, promovendo a partilha de informação fiável, atualizada e acessível a regantes, investigadores, decisores e ao público em geral.
“Esta plataforma vem desmistificar muitas ideias feitas sobre o setor e demonstra claramente a evolução tecnológica e o dinamismo do regadio em Portugal”, sublinha José Núncio, Presidente da FENAREG, revelando que: “é um projeto feito para crescer, evoluir e ser construído em conjunto com todos e por todos os intervenientes do setor. Uma ferramenta para capacitar o regadio, com os olhos postos na modernização hídrica de Portugal e da sua aplicação na agricultura, aspetos essenciais para salvaguardarem o futuro da nossa economia, da nossa soberania alimentar e do nosso país.”
Ferramenta estratégica para o futuro da água na agricultura em Portugal
Este projeto dá corpo à Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio Nacional, lançada pelo COTR no ano passado, e representa um passo decisivo na construção de uma agricultura mais sustentável, eficiente e competitiva.
O Observatório pretende ser também um instrumento de apoio à definição de políticas públicas e à orientação de investimentos, com vista a uma gestão mais inteligente da água, um recurso cada vez mais crítico.
Um projeto colaborativo, aberto e em evolução
O Observatório nasce como um embrião aberto à colaboração de entidades públicas e privadas. A sua evolução será construída de forma participativa e contínua, refletindo o compromisso de todo o setor com o futuro do regadio.
Com o Observatório do Regadio, a FENAREG reforça o seu papel de liderança e inovação, promovendo a transparência, sustentabilidade e valorização do regadio nacional.
Conheça o OBSERVATÓRIO DO REGADIO AQUI.
A XVI Jornada da FENAREG decorreu no dia 6 de novembro, no LNEC (Lisboa), e assinalou os 20 anos do nascimento da Federação, lançando um alerta estratégico sobre o papel do regadio na economia nacional, num momento de grande incerteza para o setor agrícola europeu, marcado pela reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e pela iminência de rutura na produção agrícola europeia.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.













































