Município de Poiares investe na prevenção de fogos florestais

Município de Poiares investe na prevenção de fogos florestais

O município de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, interveio recentemente na Serra de São Pedro Dias e Alveite, numa operação de prevenção de fogos florestais, foi hoje anunciado.

A intervenção “visou a promoção e restabelecimento de proteção de povoamentos florestais” através de ações de corte e remoção de árvores caídas, limpeza e desobstrução de valetas, construção de novas valetas e valas de drenagem, e regularização e consolidação de mais de seis quilómetros de estradas florestais.

“A intervenção agora concluída representou um investimento de mais de 13 mil euros, comparticipado por fundos comunitários dirigidos para intervenções de estabilização e emergência após incêndio, decorrendo também daquilo que são as orientações do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o quadriénio 2015-2019”, refere uma nota do município.

Para o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, citado no comunicado, “esta intervenção é o exemplo daquilo que tem sido o enorme trabalho levado a cabo pelos serviços municipais em matéria de prevenção dos fogos florestais, nomeadamente no que concerne às estradas florestais, promovendo a defesa das pessoas e dos seus bens e a defesa da floresta”.

“A acumulação da carga combustível é apontada como a principal causa estrutural na origem de incêndios no concelho”, aponta o autarca, que considera “fundamental a infraestruturação que garanta o acesso a áreas de maior risco para a gestão e manutenção das respetivas áreas florestais, através da gestão de combustíveis, como para os meios de combate”.

Comente este artigo
Anterior Reconstrução das primeiras 162 habitações dos fogos de junho ascende a 7ME
Próximo Recuperação de muros no Douro teve apoio de 20 milhões

Artigos relacionados

Nacional

Renovada aprovação das substâncias activas compostos de cobre

[Fonte: ffl revista]
Home Notícias Renovada aprovação das substâncias activas compostos de cobre

Notícias

Foi renovada a «aprovação das substâncias activas compostos de cobre como candidatas a substituição», […]

Nacional

Estudo da UC avalia impacto dos eucaliptos no funcionamento dos ribeiros

[Fonte: Vida Rural]

Um estudo internacional liderado por Verónica Ferreira, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e que envolveu 18 cientistas de instituições ibéricas, da América do Sul e de África, […]

Últimas

Parque Peneda-Gerês recebe projeto piloto pela preservação da natureza

Estão no terreno 10 novas equipas de Sapadores Florestais para contribuirem para a preservação do Parque Nacional da Peneda Geres. Esta é apenas uma das 11 medidas do projeto piloto do Governo para a restauração das areas ardidas no verão passado neste territorio.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]