O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, reuniu esta tarde, dia 22 de agosto, nas instalações da ANCOSE, com os criadores de ovinos do concelho para anunciar as medidas de apoio do município e do Governo ao setor.
Não podemos ficar indiferentes às dificuldades com que os nossos pastores se estão a debater em consequência da guerra na Ucrânia e da situação de seca severa ou extrema em que o país se encontra e, muitos deles, agora também com problemas provocados pelos incêndios, frisa José Francisco Rolo.
Sublinhando que estamos a viver uma das piores situações do último século, o autarca frisa que face à escassez de água e de alimentação para os animais, em consequência da falta de pastos, as explorações de ovelhas da raça Serra da Estrela, por exemplo, têm vindo a registar grandes quebras ao nível da produção de leite, o que pode implicar graves consequências ao nível da produção de Queijo Serra da Estrela.
Já comprámos alimentação, que estará disponível ainda esta semana, numa parceria com a ANCOSE, para ajudar os criadores de ovinos a alimentarem os seus animais e a ultrapassarem,assim, esta fase difícil.
Em causa, está um apoio que vai ser concedido a cerca de três mil ovinos da raça Serra da Estrela de 30 criadores com os animais inscritos no livro genealógico, contribuindo assim para a preservação do queijo Serra da Estrela.
Estes apoios, ao nível do fornecimento de alimentação, contemplarão ainda mais de três mil ovinos de 40 criadores que não aderiram ao livro genealógico.
Note-se que o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, viu satisfeita a solicitação que recentemente, e em articulação com a ANCOSE, dirigiu à Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no sentido de serem lançadas medidas de apoio excepcionais para os pastores que estão na base da produção do Queijo Serra da Estrela e de outros Produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Não posso deixar de registar a forma célere como a Ministra da Agricultura e da Alimentação percebeu as nossas preocupações e respondeu ao nosso apelo, lançando rapidamente um conjunto de medidas com apoios extraordinários aos criadores de ovinos.
O que precisamos é de soluções e, na verdade, estamos confiantes de que o Ministério da Agricultura e da Alimentação não deixará de dar respostas para apoiar sempre um setor de importância altamente estratégica para este município e para toda a região demarcada.
Estamos a falar de criadores de ovinos que em simultâneo com os graves prejuízos que a seca está a provocar nas suas explorações, debatem-se ainda com a escalada de preços de matérias primas, os incêndios, e a inflação que atinge outros factores inerentes à produção num setor tradicional de atividade que todos temos de preservar, refere o autarca.
Relativamente ao setor da apicultura, igualmente a atravessar um período muito difícil, o Presidente da Câmara Municipal tem estado em contacto com representantes dos apicultores, e brevemente serão anunciadas medidas de apoio.
Entretanto, o Município de Oliveira do Hospital já se disponibilizou para prestar ajuda aos ovinicultores e a todos os agricultores na apresentação de candidaturas aos apoios extraordinários lançados pelo Ministério da Agricultura.
O artigo foi publicado originalmente em CM Oliveira do Hospital.