O Município de Idanha-a-Nova foi distinguido com o prémio de “Melhor bio-distrito biológico” na segunda edição dos Prémios Orgânicos da União Europeia, que promovem a excelência ao longo da cadeia de valor da agricultura biológica.
A ecorregião de Idanha-a-Nova é a maior área de terras agrícolas no âmbito da agricultura biológica em Portugal, apoiando projetos que reforçam a redução das cadeias de abastecimento e aumentar a oferta de produtos orgânicos. Idanha-a-Nova possui 81 produtores biológicos e quase 18 mil hectares em modo de produção biológico.
Os prémios são organizados em conjunto por várias entidades europeias: Comissão Europeia, Comité das Regiões, Comité Económico e Social, COPA-COGECA e pela IFOAM Organics Europe, com o apoio do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia. O júri elegeu também Burgenland (Áustria) como a melhor região biológica da Europa e Viena (Áustria) como a melhor cidade biológica.
Cidade acolheu também o Dia Europeu de Agricultura Biológica
O Dia Europeu da Agricultura Biológica teve lugar em Idanha-a-Nova no dia 29 de setembro e reuniu centenas de participantes de todo o país, como associações e produtores bio, instituições de ensino, de desenvolvimento e investigação e as Bio-Regiões portuguesa.
Tratou-se de uma organização da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Direção-Regional de Agricultura e Pescas do Centro, da AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. O evento pretendeu conjugar vontades em torno da construção de uma agricultura e de um mundo mais sustentáveis, amigos da saúde e do planeta.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.