A Montiqueijo foi distinguida com a Medalha de Ouro, na Categoria “Reduzir as Desigualdades” do Eixo ODS, no âmbito da 11ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, promovido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE). Este reconhecimento distingue organizações que implementam políticas e modelos de boa governação e que contribuem de forma ativa para o desenvolvimento sustentável, criando valor para todas as partes interessadas.
A candidatura da Montiqueijo destacou-se pela implementação da rotulagem em Braille nos seus produtos bestsellers, o Cesto de 3 Queijos Curados e o Queijo Fresco Tradicional de 200g, um projeto que visa promover a acessibilidade e a inclusão de consumidores com deficiência visual.
A rotulagem em Braille nestas embalagens representa uma inovação ao integrar acessibilidade num setor tradicional como o dos laticínios. Internamente, reflete o compromisso da Montiqueijo com a inclusão, diferenciando a marca no mercado e reforçando a sua responsabilidade social. Ao nível do consumidor, esta iniciativa contribui para a autonomia das pessoas com deficiência visual, promovendo um consumo mais equitativo e informado.
O projeto envolveu a adaptação das embalagens, a colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para garantir a correta aplicação do Braille e a revisão dos processos de produção. A iniciativa foi ainda acompanhada de ações de sensibilização interna e de campanhas de comunicação dirigidas ao público e aos meios de comunicação social.
“Com esta prática, a Montiqueijo reforça o seu compromisso com a inovação, a responsabilidade social e a sustentabilidade, assumindo um papel ativo na promoção da inclusão e igualdade de acesso no consumo. Acreditamos que a inclusão deve estar presente em todas as etapas do nosso negócio. A rotulagem em Braille é um passo importante para garantir que todos os consumidores têm acesso à informação e podem fazer escolhas conscientes”, refere Dina Duarte, Diretora Geral da Montiqueijo.
Atualmente, a rotulagem em Braille encontra-se presente nos produtos mais vendidos da marca, com o objetivo de alargar esta prática a toda a gama de produtos, sejam frescos ou curados, assegurando que todas as pessoas com deficiência visual possam identificar facilmente os produtos Montiqueijo.
Fonte: Montiqueijo












































