Moçambique e Vietname assinaram hoje dois memorandos de entendimento nas áreas de aquacultura, energia e recursos minerais, anunciou o Presidente moçambicano, referindo que os instrumentos vão consolidar a “amizade histórica” entre os dois países.
“Os instrumentos jurídicos deverão guiar a cooperação nas áreas da aquacultura e de energia e recursos minerais, cimentando desta forma a amizade histórica e tradicional que nos une ao povo vietnamita desde a nossa independência”, disse Filipe Nyusi, na sua página da rede social Facebook.
O estadista moçambicano considera a assinatura dos acordos um “passo importante” no fortalecimento da cooperação com o Vietname, referindo que o momento foi também testemunhado pelo homólogo vietnamita, To Lam.
Filipe Nyusi assinalou ainda o “grande potencial” de Moçambique e do Vietname, após conversações com o Presidente daquele país, apelando para que as duas nações continuem a trabalhar juntas.
“Durante as conversações que mantive com o Presidente Lam ficou evidente que somos dois países com um grande potencial e que devemos continuar a trabalhar juntos para explorá-lo em benefício dos nossos povos”, frisou o chefe de Estado moçambicano.
O Presidente de Moçambique iniciou, no domingo, uma visita de dois dias ao Vietname a convite de To Lam.
Durante a visita ao país asiático estão ainda previstos encontros com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, com empresários e a comunidade moçambicana residente no Vietname.