O Ministério da Saúde de Angola alertou hoje a população para os riscos de consumir alimentos como mandioca, amendoim e batata crus, devido ao risco de intoxicações alimentares, tendo sido registadas duas mortes.
Num comunicado hoje divulgado, o ministério salienta que foram detetados casos de intoxicação, dos quais, dois resultaram em morte, associados à ingestão de substâncias químicas presentes em pesticidas, inseticidas, ou por compostos cianogénicos (cianeto) encontrados na mandioca e folhas de mandioqueira.
Os sintomas são similares à “doença de Konzo”, manifestando-se a intoxicação através de dores abdominais, vómitos, cefaleia (dor de cabeça intensa), vertigens, alteração da fala, dificuldade de andar e desequilíbrio ao andar.
O ministério alertou a população para não consumir crus a mandioca, amendoim, batata ou batata doce, devendo os alimentos ser lavados em água quente antes de cozer ou fritar e só depois serem consumidos, recomendando outros cuidados na confeção destes alimentos que são a base da alimentação da maioria dos angolanos.
Deve ser também evitado o consumo de mandioca, batata-doce ou hortaliça de origem desconhecida ou de fonte de pouca confiança, aconselhando-se cuidados especiais com as crianças, mais vulneráveis aos efeitos nocivos da intoxicação alimentar, acrescentou.